Começamos o ano com várias metas na lista, e aquela vontade de realizar nossos sonhos. Mas aos poucos a rotina volta ao normal, nosso dia se enche de tarefas, e a disposição desaparece. Melhorar a sua organização pessoal vai te ajudar a encontrar um tempo para tudo, até para realizar seus projetos mais especiais.

Já sofri muito com a falta de organização, até que cansei do desgaste que isso me causava. Testei diferentes métodos de organização pessoal, e hoje considero que recuperei o controle da minha rotina. Gosto do combo papel+tecnologia para facilitar a minha programação, mas você pode escolher a combinação que preferir. Quero dividir 3 dicas simples de organização pessoal que funcionam para mim e certamente vão te trazer bons resultados.

Dieta de 21 dias

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

1) Planejamento periódico

A maneira mais eficiente que eu encontrei de manter a rotina organizada é focar no planejamento. Quando deixo “a vida me levar”, sem ideia do que preciso realizar nos próximos dias, perco completamente o foco das minhas metas. Para evitar isso, reservo alguns minutos e planejo a minha semana. Há quem prefira fazer primeiro um planejamento mensal, e depois dividir por semanas. Você escolhe!

Tenho o hábito de abrir meu planner no domingo e encaixar as atividades que pretendo fazer nos próximos dias. Em uma lista separada, escrevo tudo aquilo que gostaria de colocar em prática, mas não tenho pressa nem data definida (ver um filme no Netflix ou conhecer um restaurante novo, por exemplo). Fazendo esse planejamento periódico, eu consigo distribuir as tarefas ao longo da semana e sei exatamente o que fazer quando surge um tempo livre. Neste ano estou usando um planner baratinho da Tilibra.

2) Aplicativos

O celular é um excelente aliado na organização. Existem aplicativos gratuitos e fáceis de usar que me ajudam muito no dia a dia. Se você não quer carregar uma agenda ou planner, pode substituir facilmente o papel pelos apps no telefone.

Começando pelo calendário: você escolhe entre a ferramenta que já vem instalada no telefone ou o Google Agenda. O interessante da segunda opção é poder acessar seus compromissos na tela do computador. Você define cores diferentes para cada tipo de compromisso (vermelho para trabalho, amarelo para saúde, etc) e escolhe se quer ser notificado para não esquecer o horário marcado.

O Todoist é um bom aplicativo para quem gosta de usar listas na organização. Você insere as atividades que precisa cumprir em diferentes projetos (pessoal, compras, tarefas, trabalho) com a data correspondente. O app monta uma lista do que deve ser realizado hoje, e do que você precisa fazer nos próximos dias. É muito útil para elencar prioridades e não se perder no meio de tantas tarefas. Ele oferece uma versão paga com mais funcionalidades, mas a gratuita é suficiente para ajudar muito na organização pessoal.

3) Controle suas horas

Aprendi a fazer um controle de horas que tem me ajudado muito a organizar minhas prioridades. Se preciso gravar um vídeo para o canal ou ir ao supermercado, por exemplo, calculo quantas horas vou precisar e já encaixo esse intervalo no meu dia. Fica mais difícil procrastinar quando você sabe que só tem uma hora para terminar aquela demanda, sabe?

Outra sugestão é: vejo quantas horas gastaria para fazer a tarefa X e penso se existe uma maneira melhor de aproveitar esse tempo. Por exemplo: se tenho 2 horas livres, posso assistir uma série ou editar um vídeo. Como a minha prioridade é o canal, sei que vou ter resultados melhores se editar o vídeo logo. É uma ferramenta que nos ajuda a fazer escolhas conscientes sem enrolação!

Espero que as dicas sejam úteis na sua organização pessoal!

Post colaborativo por Elisa Langsch do blog Lar Possível.