Há algumas semanas descobri um lugarzinho super aconchegante para tomar um café da tarde: O Café secreto.

Quando minha tia me contou de uma charmosa vila ao lado da imponente igreja do Largo do Machado fiquei desconfiada. O que teria de tão bom por lá, um local tão movimentado?

Pois que grata surpresa eu tive! A vila fica logo ao lado da igreja, na Rua Gago Coutinho. Olhando de fora ninguém adivinha que ali há uma vila de casas geminadas, estilo rústico e muito charme. Ali funcionam empresas, ateliês, home offices e o Café Secreto na casa 8, mais especificamente.

Café Secreto

O ambiente da vila é tranquilo e silencioso, sempre digo que parece que estamos fora do RJ. Ninguém diz que logo ali ao lado está o metrô do Largo do Machado e diversos pontos de ônibus. O café está camuflado entre as casas e só se faz perceber pela porta sempre aberta, mesinhas coloridas e claro, pelo cheirinho do café que vai nos buscar na entrada da vila.

Café Secreto

O café é cuidado por Renato e Gabriela, moradores de Santa Tereza. Renato é barista e sabe de café como poucos: Nos indicou sabores, tipos de coagem e acompanhamentos. O café é preparado na hora no pequeno balcão dentro da casa decorada de forma simples e criativa.

O cardápio é curto mas muito saboroso. Encontramos cafés deliciosos, desde os mais lights até o expresso, além de acompanhamentos como bolo com ganache de chocolate, pãozinho de queijo artesanal, brownies e cookies. Curti demais o chá de hibisco com laranja ( geladinho, indico para o verão! ) e o pão de queijo da casa.

Café Secreto

Café Secreto

O lugar é ótimo para colocar o papo em dia, ler um livro ou mesmo as revistas disponíveis pelo próprio café. A paisagem é inspiradora. Tudo ali é simples e convidativo e, caso se desaperceba do tempo, é bem provável que fique horas apenas curtindo a calma e os quitutes do local.

Café Secreto

Café Secreto

Comecei minha trajetória com o café há pouco tempo, antes ficava apenas nos chás. No Café Secreto pude saciar ambas as sedes, pois tanto o chá quanto o café são leves e saborosos. Provei do café puxado para o chocolate e também do frutado. O primeiro é intenso e tem um aroma incrível, o segundo é leve e ideal para dias mais quentes.

Achei um charme o café servido em canequinhas, as mesas coloridinhas e os adesivos avisando que ali não há a cobrança de 10% de taxa de serviço, mas você devolve suas louçinhas no balcão – e assim aproveita para dar sua opinião sobre as gostosuras que tiver provado.

Café Secreto

Lá também vendem os grãos do café que você mais gostar, além de porta copos fofos com carinhas e outros mimos mais! <3

O que mais gostei foi do ambiente tranquilo e da qualidade dos grãos: O café não é amargo nem espesso, e sim leve e delicioso. O pão de queijo está sempre fresquinho, sequinho e crocante. Sempre que vou lá com minha tia fazemos amizades e nos divertimos muito. Renato e Gabriela são uns amores e recomendo que estiverem passando pelo RJ a conhecer o Café Secreto.