Não é novidade que ter algum domínio de uma língua estrangeira faz diferença, seja na nossa vida profissional quanto no nosso dia a dia. Embalagens de produtos, filmes e muitas outras coisas só estão disponíveis em inglês, como várias teclas do seu teclado do computador.

teclas em inglês no teclado

Por ter essa consciência, meus pais desde cedo me matricularam num curso de inglês e me motivavam a estudar. Como somos uma família de classe média, acabei entrando e saindo de diversos cursos por questões financeiras. Passei pelo Brasas e CCAA, mas no fim consegui seguir no Wizard por 7 anos e fazer o TOIEC*, que é tipo uma prova de inglês que mede os conhecimentos na área, no qual me dei muito bem.

Porém só fazer um curso de inglês, o TOIEC e ter o resultado da prova em mãos não garante que, numa situação de necessidade, vamos conseguir nos comunicar bem. É importante estar sempre em contato com a língua, tanto escrita quanto falada.

Para isso eu costumo falar inglês sempre que posso, seja com meus familiares, amigos ou mesmo com meus cachorros. Além disso faço sempre revisões e lições no Duolingo, aplicativo que nos permite aprender várias línguas de graça com uma metologia dinâmica e muito divertida.

Na época em que cursei inglês no Wizard, entre os anos de 2006 e 2013, era comum que fosse necessário passar anos num curso de inglês para aprender a falar a língua. Hoje há vários cursos presenciais que oferecem curso de inglês em até 18 meses, cursos online, aplicativos e até mesmo canais no Youtube com lições de inglês. Aprender inglês hoje em dia é muito mais fácil, rápido e barato do que há alguns anos!

estudar inglês, aprender inglês

O inglês me melhorou como pessoa, me ajudou expandir meus horizontes e ter contato com muito conteúdo de fora, tanto em canais no Youtube como da TV e matérias/notícias na internet. Nosso mundo está cada vez mais conectado e é importante que saibamos ao menos um pouco das principais línguas para nos mantermos a par de tudo.

Uso meu inglês muito no meu trabalho aqui no blog e youtube, pois vários parceiros e anunciantes com os quais já trabalhei era de fora ou utilizavam plataformas de anúncio de língua inglesa. Saber escrever um email simples em inglês e falar bem a língua fez muita diferença pra mim na hora de fechar com essas empresas.

Curso direito como graduação e o inglês pesa no currículo, tendo sido um dos fatores pelos quais eu sempre consegui bons estágios na área. Ainda não precisei usa-lo diretamente no trabalho em meus estágios, mas há áreas no direito como direito tributário e empresarial onde saber falar e escrever bem em inglês é indispensável.

Aprender inglês

Reconheço o quanto é importante aprender inglês e outras línguas estrangeiras, como o espanhol, e por isso acho indispensável o estudo dessas línguas na nossa formação. Meu ensino de inglês na escola foi bem básico, tendo eu mesma o aprimorado durante toda a vida através dos cursos e praticando por minha conta.

Caso não possa pagar por um curso busque alternativas, como o Duolingo e canais no Youtube com dicas e lições. Vale muito a pena dedicar um pouco do seu tempo diariamente á língua, seja lendo, vendo um vídeo ou treinando sua pronúncia em inglês. De pouco em pouco você vai pegando o jeito e quando for ver já estará falando! 😀

* O TOEIC® (Test of English for International Communication) é um exame para comunicação internacional, que mede a proficiência em inglês de um estrangeiro em situações cotidianas, e principalmente em situações voltadas ao mercado de trabalho. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletado em países diversos. Foi criado pela ETS (Educational Testing Service), que é a maior instituição educacional do mundo voltada para pesquisa, avaliação e desenvolvimento de testes de inglês para falantes de outras línguas, responsável também pelo teste TOEFL.

Informação retirada do Wizard.

Também falei um pouco sobre como pratico meu inglês em vídeo, clique aqui para conferir.

Links: