Navegação

Saúde e bem estar

Como a chia pode ajudar a emagrecer e a controlar a compulsão alimentar

Quem acompanha meus vlogs no youtube e meu stories no instagram já notou que sou adepta ao uso da chia no meu dia a dia. A conheci através dos comentários nos meus vídeos há bastante tempo e, depois de pesquisar bastante sobre ela, decidi comprar a ideia para a minha vida. Desde então só obtive benefícios e aprendi formas bem legais de usar essa poderosa sementinha.

semente de chia

Foto: Pâmela Brandão

Quais os benefícios da chia?

Ao entrar em contato com a água a chia se transforma num gel. Assim ela ocupa mais espaço no estômago, provocando sensação de saciedade. Essa sensação ajuda no controle da compulsão alimentar e também auxilia no emagrecimento.

Como a chia se transforma em gel ela também ajuda no funcionamento do nosso intestino, inclusive por conter fibras.

Além disso ela é fonte de gorduras boas como o ômega 3, nutrientes como ferro (mais que o espinafre) e cálcio (mais que o leite) e vitaminas A, C e B12, importantíssimas para o bom funcionamento do nosso corpinho.

Como consumir chia?

Eu gosto de adicionar a semente em frutas como mamão e banana, iogurtes e também misturar na comida. A chia é crocante quando seca e, após adicionada a comida, depois de um tempo ela fica úmida e começa a ficar molinha. Eu prefiro quando ela está crocante, por isso consumo o alimento logo após adicionar a semente para conservar essa textura.

chia-como-consumir

Você também pode adicionar a chia na tapioca e em outros carboidratos como forma de diminuir o índice glicêmico, ajudando no emagrecimento e no controle da glicose no sangue. Isso também vale para receitas em geral, pois a chia não adiciona sabor, apenas nutrientes.

Quais as precauções com a semente?

Lembre-se de que a chia se transforma em um gel em contato com a água e é assim que ela lhe trará benefícios, por isso não esqueça de consumir bastante água (no seu dia a dia também!).

Caso você tenha facilidade de engasgar é bom sempre misturar a chia na comida, assim você evita que ela voe dentro da sua boca e cause um engasgo.

Além disso é sempre bom escovar os dentes após comer, pois a semente é bem pequena e pode ficar entre os dentes. Já paguei alguns micos com isso, por isso sempre lembro desse detalhe.

Quanto custa e onde comprar chia?

A semente custa em torno de R$ 5 reais 100g. Você pode comprar em lojas de produtos naturais e online.

4 comentários

 

 

  • Cássia

    Oi, Bárbara. Eu tenho te acompanhado pelas suas redes e tenho me inspirado muito em você e nas suas histórias. É muito bom e motivador ouvi alguém que já passou pelo o que gente passa e sabe exatamente como é! Seu último vídeo está sendo um divisor de águas na minha vida!! E eu finalmente tomei coragem de começar agora (e não amanhã). Porque não é tão difícil quanto parece. E o mais importante, como você disse “é palpável”! Enfim… Se você puder, faz um vídeo contando um pouco do seu cardápio semanal. A propósito, o atum que você posta nas receitas do instagram, é atum fresco? Ou o enlatado mesmo. Agradeço sua atenção desde já.

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Oi Cássia! O atum que uso é enlatado mas eu o lavo bem antes de comer para deixar o mínimo de sódio possível. O ideal é consumir sempre o fresco, pois tem menos sódio e mais nutrientes. Farei um vídeo atualizando sobre minha dieta e exercícios e fico super feliz que o último vídeo tenha te ajudado! Obrigada pelo comentário, me deixou muito feliz! Beijos! ❤

      responder
ir ao topo