Sofri de compulsão alimentar durante grande parte da minha vida. Tenho 24 anos e me lembro de quando, com 7, eu atacava tudo que achava nos armários e na geladeira. Comia sem nem sentir o gosto das coisas e não parava mesmo quando a barriga doía.

Quando meus familiares descobriam, me chamavam de louca, descontrolada, inconsequente. Ficavam desesperados e eu junto, pois aquilo não me fazia bem. Lembro-me de chorar enquanto comia por diversas vezes. Cresci achando que meu problema era algum tipo de loucura.

Uns anos depois sofri de anorexia e bulimia, e só aí descobri que o a ingestão descontrolada de grande quantidade de alimento se chama compulsão alimentar. Pensei em frequentar um grupo de compulsivos anônimos, mas a vergonha não deixou. Parecia que aquilo era uma doença inventada, coisa de quem não tem o que fazer.

Resultado? Continuei tendo compulsões por anos, e elas me ajudaram a chegar aos 120 kg.

Só melhorei da compulsão alimentar quando entendi que eu precisava de ajuda. Comecei a fazer tratamento psicológico  e buscar auto conhecimento, entender o porquê da minha relação tão doentia com a comida.

Hoje os eventos compulsivos diminuíram, mas ninguém é um ex compulsivo. Ela pode acontecer a qualquer momento, basta um deslize para desencadear uma compulsão.

Sou uma eterna interessada pelo assunto, pois uma vez que se tenha um relacionamento de dependência com a comida, este deve ser cuidado por toda a vida. Assim, fiquei muito curiosa quando a Ju, do blog Corra Ju Corra, contou um pouco no snap sobre o Programa de Transformação Alimentar da nutricionista e doutora em endocrinologia Sophie Deram, o Efeito Sophie.

Sophie Deram

Sophie Deram

O Programa tem como objetivo uma verdadeira transformação em nossa relação com a comida e na forma como nos alimentamos. Ensina-nos a entender as mensagens que nosso corpo envia, como os sinais de fome e saciedade, e nos indica o caminho para uma perda de peso saudável e com resultados duradouros.

Sophie não acredita em dietas restritivas, mas sim numa alimentação natural e rica em nutrientes.

“Não faça dietas restritivas”, “Coma alimentos verdadeiros” e “Cozinhe” são algumas das dicas que a nutri nos traz.

Autora do livro O Peso das Dietas*, Sophie defende que devemos comer com ciência e consciência, entendendo a importância dos nutrientes para o nosso organismo e buscando o prazer em comer, deixando de lado a velha culpa que tanto nos persegue.

O Programa Efeito Sophie é online e você pode saber mais sobre ele aqui. Sophie também faz Workshops onde traz presencialmente os ensinamentos que passa em seu livro.

A compulsão alimentar é um transtorno sério e deve ser tratado como tal. É importante buscar apoio e falar sobre. Milhões de pessoas passam por isso no mundo e pasmem: Nem todas tem tendência a engordar. A compulsão alimentar não é um problema só dos gordos.

Estamos num ritmo onde tudo nos causa ansiedade e é precisamos parar, olhar para dentro e procurar melhorar o que nos aflige. É possível vencer a compulsão e a culpa. Confie em você. ❤

*Compre o livro O Peso das Dietas e receba parte do valor de volta pelo Méliuz.