Navegação

Saúde e bem estar

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar ocorre quando ingerimos uma quantidade exagerada de alimentos em um período curto de tempo. Resumindo, é quando comemos coisas gordas em exagero e depois sentimos culpa por ter perdido o controle.

Lembro que a época em que mais sofria com compulsão alimentar foi quando tive anorexia e bulimia, pois ficava longos períodos sem me alimentar e depois de alguns dias acabava tendo uma compulsão. Logo depois vomitava ou tomava laxantes e seguia nesse ciclo vicioso… como se isso fizesse algum sentido.

compulsão

Felizmente depois de um tempo parei com isso de ficar sem comer querendo emagrecer, mas as compulsões aconteciam de vez em quando. Na verdade quanto mais radical eu inventava de ser, mais eu acaba tendo compulsões. Elas melhoraram quando comecei a reeducação alimentar, onde não me proibia de nada, apenas parava de comer por um tempo, ou comia menos as coisas que eu gostava.

Lembro que em uma época da minha vida eu PRECISAVA comer uma besteira pelo menos 1 vez por dia. Depois da reeducação alimentar consigo comer 1x por semana ou ás vezes até menos. Mesmo assim antes comia meio quilo de pão de queijo, hoje como cinco.

A reeducação alimentar e o acompanhamento psicológico fizeram diferença na minha vida. Hoje na maioria das vezes que procuramos um médico pra falar da compulsão alimentar, eles já prescrevem fluoxetina ou sibutramina, até lorax ou frontal se você tem por ansiedade ou na ” fome das madrugada “. Já tomei fluoxetina e lorax, mas só o que me ajudou vou a reeducação e a análise.

compulsão

Muitas pessoas me pedem dicas de como evitar a compulsão, então vou dizer o que funciona pra mim: Pense antes de comer. Eu sei que do nada você se vê numa fila de supermercado com um carrinho cheio de industrializados coloridos e vazios em nutrientes, ou na fila da padaria cheia de coisas que não combinam com seu objetivo… Mas nada como uma fila pra te dar tempo pra refletir se é isso mesmo que você quer, se essa sua escolha vai te beneficiar em algo ou te atrapalhar.

Pense sempre se depois de comer você vai ou não se arrepender. Se eu comer 5 pães de queijo, OK. Se eu comer 20 estarei chorando daqui a 30 minutos ou correndo atrás de laxante.

Somos seres racionais e temos total condição de racionalizar nossas escolhas. Agir sem pensar não combina com agir com razão. Agindo sem pensar não dosamos pós e contras, agimos por instinto e na maior parte das vezes acabamos nos arrependendo pouco tempo depois.

Apenas conte até 10 antes de colocar algo na boca e pense se aquilo está condizente com o que você quer pra sua vida, pro seu corpo e pra sua saúde. Você PODE e DEVE comer o que gosta, mas de forma equilibrada. Vida saudável é isso, comer o que gosta E o que te faz bem. O que tem de mal em comer buscando uma boa nutrição 90% do tempo e nos outros 10% só ser feliz e ponto?

Demorei para aceitar isso, que não poderia comer besteira 100% do tempo e ser magra e saudável como algumas pessoas com genética abençoada. Mas parando pra pensar vejo que vim assim, com todas as minhas dificuldades, por um motivo. Tem algo que eu preciso aprender. Provavelmente a me controlar, a ser uma pessoa racional e equilibrada. E cá estou eu, tentando e felizmente conseguindo na maior parte do tempo.

É isso galera. Pra vender a compulsão o que vale é acreditar que você pode. Quando você perder o controle apenas levante a cabeça, reflita porque aquilo te fez mal e siga buscando não fazer mais isso com você. Afinal se você sabe que quando come muito assim fica mal depois, basta não fazer mais. Parece simples demais, mas na verdade é, só é meio ruim por na prática, mas dá.

Vamos tentar?

Confiram o vídeo que fiz sobre o assunto, acho que ficou legalzim!

1 comentário

 

 

  • Jéssica

    Compulsão alimentar entra em querer comer até seu estomago doer?
    É que eu nunca me arrependia depois…

    responder
ir ao topo