Navegação

Comportamento & Reflexões

Dificuldades e desabafo

Por vezes fico cansada disso de dieta. Andar eu gosto, já me acostumei a fazer exercício físico e hoje faço com gosto, me divirto e me distraio. É algo pelo meu bem estar. Já fazer dieta é algo que ás vezes tira o meu bem estar.

Comer bem melhora nossa vida em geral, mas tudo em excesso perturba um pouco, e no momento estou tendo que viver de dieta. Dieta sim, pois ela tem um objetivo além de melhorar minha saúde, que é me fazer perder peso. Procurar opções fitness, sem açúcar ou gordura não é missão fácil, ainda mais quando você tem probleminhas com sódio e lactose como eu. Por isso fico mais nas sopa, frutas e coisas naturais, porém nem sempre isso me basta.

Já cheguei a pensar que eu estava exagerando, que estava restringindo demais minha alimentação. Até que uma amiga foi num médico badaladíssimo conhecido por tirar pessoas da obesidade definitivamente. Pedi que me contasse como foi com ele e para minha surpresa ele receita uma dieta restritiva e muita atividade física, assim como eu faço. A única coisa a mais é que ele trabalha com sibutramina, fluoxetina e outros medicamentos para ajudar na perda de peso, os quais a maioria já testei e não me dei bem com os efeitos colaterais.

Hoje vejo que estou no caminho certo, porém este ainda me desgasta ás vezes. Subo na balança num dia e fico feliz, no outro já fico chateada. Operei o siso não tem nem 2 dias e acredito que eu tenha inchado por conta dos remédios, ou ao menos foi o que aconteceu da última vez. Acontece que eu incho por conta de remédios, de alergias, de alimentos industrializados… enfim, até por estresse. Aí dá-lhe chá de hibisco, dá-lhe chá verde e dá-lhe paciência.

Isso tudo é muito desgastante. Vejo pessoas começando uma dieta e depois de 2 meses já estão lindas, perdem peso como se tivessem metabolismo de criança enquanto eu vou ficando pelo caminho. Não sei se é o hipotireoidismo, se são os ovários policísticos ou tudo junto, só sei que cansa. E isso não quer dizer que eu vá desistir nem nada do tipo, é só um desabafo.

desabafo

Já procurei saber o porquê de eu estar com tanta dificuldade de perder peso e já sei que depois de perder muito peso – no meu caso foram 30 kg eliminados – o organismo fica mais lento, com tendência a dificultar a perda de peso – parece que para o nosso organismo perder muito peso é sinal de perigo, aí ele começa dificultar o processo. Acontece que quando você realmente foca em alguma coisa você espera ter um retorno daquilo, o que tá meio tenso pro meu lado. Fico me privando das coisas que gosto e pensando MUITO antes de tomar decisões simples – como tomar um mate ou ir comer fora com amigos – e isso me estressa.

Acontece que nada disso é normal. Não que o normal seja fazer tudo sem pensar, mas não é normal pensar TANTO antes de fazer coisas tão simples.

Nesse momento estou com o rosto enorme, me sentindo inchada e ao mesmo tempo com muita sede. Já verifiquei nas contra indicações dos remédios que estou tomando que tudo isso faz parte. Quero que essa semana passe logo para que eu possa voltar a andar e sentir que estou fazendo algo por mim. Felizmente minha agenda de procedimentos que envolvem mais medicamentos está suspensa, ou seja, depois dessa última retirada de sisos nada mais de anestesia, antibióticos e afins. Ao menos o inchaço deve diminuir, o resto terá que ser por minha conta.

Enfim, a dica de hoje pra você está passando por um momento de estagnação ou retenção de líquido assim como eu é: Relaxe. Esse conselho não vai produzir nenhum efeito útil no seu físico, mas pelo menos relaxando você não pira. O jeito é esperar essa onda passar e engatar na próxima torcendo pra dar certo. Pensa que tudo isso de dieta e dificuldades é momentâneo, depois que todo esse peso que você quer eliminar for embora você fica de boa e segue sua vida com reeducação alimentar e um bis de vez em quando pra adoçar sua vida.

Quando essa semana passar vou aumentar a carga de exercícios e pensar no que mais posso fazer para adiantar esse processo. Conforme for descobrindo vou contando pra vocês aqui e lá no canal.

E é isso aí. Força minha gente, se segurem que a onda é forte!

4 comentários

 

 

  • Natacha

    Amiga estamos juntas! Tive que tomar corticoide e estou super inchada… mas vai passar…

    responder
  • Jaqueline

    Isso mesmo Barbara, não desiste, você tem me ajudado muito a manter o foco e a outrqas pessoas também! Você conhece a Drika do blog da Drika? ela tb era obesa e perdeu 45 kg, acho que ela pode te dar dicas pra sair dessa fase! Quanto aos exercicios, tem um canal no YT que eu amo é o ExercicioEmCasa, eles tem uma aula que chama Aero Hiit, é uma aula deliciosa, tem música e os exercícios são fáceis, mas fazem suar bastante! Também gosto do canal GymVirtual, é um canal espanhol só de exercícios, a maioria são de cardio, mas esse é bem mais dificil, nos vídeos pra iniciantes com 5 min. já fico morrendo, mas vale a pena!

    responder
  • liliana

    Barbara! não desiste não! parabéns pelo seu empenho e palavras. Havaerá sim a estagnação, nesta hora deve continuar e uma hora o corpo sai dessa fase! Acontece que vc emagreceu muito em pouco tempo, seu organismo ficou com medo de tamanha mudança…. Já pensou em ir em uma nutricionista? Eu como muito, varias vezes ao dia e mantenho a eliminação sem sofrimento e privação! Bjs!

    responder
  • Priscilla

    Força Bárbara ❤

    responder
ir ao topo