Navegação

Cultura

Peça “Era só por uma noite… (Guerra Doce)” fala sobre homofobia na década de 90

Dia 9 de julho fui prestigiar a peça “Era só por uma noite… (Guerra Doce)” na Casa de Cultura Laura Alvim, na zona sul do Rio de Janeiro. Escrita por Edu Porto e dirigida por William Vita, a trama fala sobre o preconceito contra homossexuais na década de 90, hoje denominado homofobia.

Peça "Era Só Por Uma Noite... (Guerra Doce)" - Teatro Laura Alvim

Elenco “Era Só Por Uma Noite… (Guerra Doce)”

Baseada em uma história real, a comédia dramática trata da vida de André, estudante de filosofia, Gustavo, um empresário bem sucedido e Carol, amiga de André que dança e canta na noite. Após se encontrarem para acompanhar a final da copa de 1994, André convida Gustavo para comemorar a vitória do Brasil. A partir daí os dois iniciam uma relação, que pode ser ameaçada por Carol.

Emocionei-me em alguns momentos, mas especialmente quando tudo apontava para André como o responsável por adoecer Gustavo, e depois descobrimos que não foi assim. O jogo virou de um jeito que eu não esperava e me senti culpada por não ter pensado naquela possibilidade. Também arrepiei enquanto André falava sobre liberdade através de uma pipa. Foi belíssimo e muito profundo, além de algo inesperado que encantou todo o público.

A obra está em sua quinta temporada após 39 apresentações e 4.600 espectadores. É um sucesso e leva à reflexão em vários momentos, não deixando de lado o humor e as surpresas ao longo da trama. Ideal para expectadores que gostam daquele entretenimento que faz repensar algumas coisas antes de dormir.

Peça "Era Só Por Uma Noite... (Guerra Doce)" - Teatro Laura Alvim

Personagens André e Gustavo

Quanto ao espaço, achei um charme. A Casa de Cultura Laura Alvim fica na orla de Ipanema e tem uma arquitetura que destoa lindamente dos prédios residenciais a sua volta. Por dentro há um cinema, salas de teatro e um café muito simpático. Há espaços acolhedores para uma boa conversa pré ou pós sessão e no dia que fui houve um coquetel para os convidados.

O teatro é pequeno, porém a disposição das poltronas preserva o conforto. Fiquei no balcão e achei ótimo, mas alerto que o acesso é por escadas, então pense bem no calçado no dia.

Peça "Era Só Por Uma Noite... (Guerra Doce)" - Teatro Laura Alvim

Casa de Cultura Laura Alvim

Era só por uma noite… (Guerra Doce)

Quinta temporada
De 7 a 30 de julho, sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
R$ 50 inteiro e R$ 25 a meia – Compre pelo site www.ingressorapido.com.br
Teatro Laura Alvim – Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema – Telefone: (21) 2332-2016

2 comentários

 

 

  • Simone Benvindo

    Eles podiam se aprender por aqui, eu adoraria assistir. Gostei do tema, penso que é algo que precisa ser debatido, para ser mais respeitado. Beijos

    responder
  • Natalia

    Adorei a sugestão, pena que já está quase na última semana…vou tentar conferir <3

    responder
ir ao topo