Sempre comento com vocês que gosto de fazer comida para a semana toda, pois não gosto de ir para a cozinha todos os dias. Assim trouxe uma receita de escondidinho de batata doce com frango e brócolis, um prato delicioso, super nutritiva e que renderá a semana toda!

Ingredientes:

  • Batata doce
  • Frango
  • Brócolis
  • Queijo Mussarela
  • Creme de Ricota
  • 1 ovo (usaremos a gema)
  • Temperos: Gengibre (em pó) e sal (rosa ou marinho).

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

Forma de Preparo:

1º – Lave bem e cozinhe a batata doce por +- 15 minutos. O ponto ideal é quando você conseguir espetar com um garfo e retirá-lo com facilidade. Após o cozimento retire as cascas com as batatas ainda quentes. Depois basta amassar a batata até formar um purê, adicionando sal, gengibre e água aos poucos até formar uma massa homogênea, mas ainda firme.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

2º – Lave, tempere e cozinhe/frite seu frango. Nessa receita eu comprei dois peitos e pedi para que cortassem em filés no mercado. Após cozinhar processe seu frango num processador ou desfie-o manualmente. Reserve.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

3º – Lave bem e cozinhe seu brócolis no vapor por +- 5-7 minutos, pois é importante que ele fique firme ainda. Depois pique o brócolis e reserve-o.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

4º – Numa frigideira com fogo médio adicione o brócolis, 3/4 do frango desfiado e misture. Adicione sal, gengibre e uma colher de sopa de creme de ricota. Misture bem e adicione um pouco de água até o recheio ficar homogêneo, mas ainda úmido. Adicione duas fatias de queijo mussarela por cima e feche a frigideira, deixando que o queijo derreta no vapor, mas já com a frigideira desligada. Adicione o restante do frango no purê de batata doce e misture bem.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

Montagem: Unte uma travessa de vidro ou forma com azeite. Comece pegando uma parte do purê de batata doce, abra-a na sua mão e vá espalhando na travessa, do centro para as laterais. Repita o processo até completar a travessa. Depois adicione o recheio, espalhando do centro para as laterais. Após adicione a última camada de batata doce, repetindo o procedimento acima. Após adicione 4 fatias de queijo mussarela por cima da montagem e pincele uma gema de ovo.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

No forno: Deixe assando no forno pré aquecido a 180º por 15 minutos ou até o queijo dourar bem na parte de cima. Após desligue o forno e deixe lá até esfriar um pouco. Depois basta fatiar e servir. Rende até 8 porções.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

Armazenamento: Guarde na própria travessa coberta com um pano de prato na geladeira por até 5 dias. Você também pode colocar em marmitas individuais para comer durante a semana.

Procure complementar essa refeição com verduras frescas, assim você obterá ainda mais benefícios.

Escondidinho de Batata Doce com Frango e Brócolis

Benefícios para a Saúde

Além de delicioso, esse escondidinho de batata doce também é super nutritivo! O frango fornece proteína para o nosso organismo, enquanto o brócolis é rico em magnésio e cálcio. O primeiro previne câimbras e o segundo é essencial para manter a saúde dos ossos e dentes.

Além disso, a batata doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, fornecendo energia para os músculos sem provocar picos que glicose no sangue. A batata doce também é rica em vitamina A, que é ótima para os olhos, e em vitaminas E e C, que são antioxidantes naturais.

Assista a essa receita em vídeo:

Espero que testem essa receita e que gostem muito! Essa foi a primeira vez que fiz escondidinho de batata doce e fiquei encantada tanto com o sabor quanto com o quanto é prática como refeição para a semana! 😀