Fiz um post e um vídeo onde falei um pouco sobre gordofobia, que é o preconceito voltado para pessoas gordas.

Agora que já sabemos que esse desrespeito tem nome, precisamos falar de como agir em situações onde pessoas são gordofóbicas conosco ou com outras pessoas.

Os 6 métodos abaixo são resultado das minhas respostas a situações gordofóbicas que sofri e que presenciei. Explico quando e como usar cada um e dou uma gama de resultados possíveis pra você já se preparar.

#1 – “Não entendi”

Gif não entendi

Quando usar: Quando alguém fizer piadinhas de gordo.

Como funciona: Agir como se o que a pessoa disse não fizesse a menor lógica (Se você pensar bem, não faz mesmo!).

O que pode acontecer: A pessoa repete a piada. Você continua não entendendo. A pessoa fica sem graça e desconversa OU a pessoa diz que você é burra. Nesse caso diga “Burra não, só não vejo lógica em rir da dificuldade dos outros.” e considere o método #6.

#2 – Problematizar

gif whaaat

Quando usar: Quando alguém tentar diminuir alguém chamando a pessoa de “gorda”.

Como funciona: Você pergunta seca e séria: Então fulana é uma pessoa pior só porque é gorda? | Então fulana é (adicione aqui as qualidades de fulana ou coisas que ela é boa em fazer ou coisas nas quais ela já ajudou alguém) mas não vale nada porque é gorda?

O que pode acontecer: A pessoa tentar se explicar, se enrola, ficar sem graça e desconversa.

#3 – “Não Acredito”

gif não acredito

Quando usar: Quando a pessoa parece desconstruída e se diz desconstruída, mas de repente diminui alguém porque a pessoa é gorda.

Como funciona: Você diz “Não acredito que estou ouvindo isso de você.” com um ar de decepção (mas não de tristeza, ok?).

O que pode acontecer: A pessoa se sente culpada e tenta se explicar. Você fica em silêncio e faz cara de decepção. A pessoa fica sem graça e insegura e passa o resto do tempo tentando voltar atrás no que disse.

#4 – Constatação

Gif reprovação

Quando usar: Quando a pessoa vem com constatações tipo “todo gordo é preguiçoso”, “todo gordo é sem vergonha”, “todo gordo é gordo porque quer”.

Como funciona: Quando a pessoa constatar algo nada a ver que generaliza todos os gordos você diz “Então toda loira é burra?”.

O que pode acontecer: A pessoa tenta se explicar, se enrola, ficar sem graça e desconversa. Costuma ter uma loira no grupo, se isso acontecer ela ficará mais sem jeito ainda. Se a pessoa disser ” AH MAS É TOTALMENTE DIFERENTE” você diz, tranquilamente “É totalmente igual”. Serenidade nessa última frase faz as pessoas perderem o sono, #fikdik.

#5 – Expressões de Reprovação

kim-reprovação-gif

Quando usar: Quando a pessoa diz algo muito absurdo e você está cansada pra responder.

Como funciona: Você olha pra pessoa e faz uma cara de reprovação/supresa (negativa)/desgosto.

O que pode acontecer: A pessoa te pergunta o que houve e você recorre ao método #3 OU a pessoa se sente desconfortável e desconversa. Esse é um bom método pruma sexta a noite, quando você tá cansada pra responder, mas não quer deixar aquele absurdo passar em branco.

#6 – Ame o próximo

Gif Ame o Próximo

Quando usar: Quando sair com aquelas pessoas é sinônimo de se aborrecer, discutir ou ficar ouvindo absurdos.

Como funciona: Você se cansa, levanta, sai e nunca mais volta.

O que pode acontecer: Irem atrás de você pessoalmente ou por whats app, facebook etc pra perguntar o que houve. Você pode responder ou não, o importante é saber que você não precisa de gente com essa energia destrutiva perto de você. “Ah, mas eu amava minha amiga”, ama a próxima.


Observações:

Todo mundo tem insatisfações com o corpo. Tem modelos da Victória’s Secrets que querem fazer cirurgia plástica. Calma gata, você vai sobreviver a esse mundo.

Tem gente que ataca gordos porque, por mais que se esforce pra ter um físico que considera incrível, não consegue se gostar. Tem gente magra que se acha feia, tem gente gorda que se acha linda. Aceita que dói menos.

Quando disserem que você tá ficando chata porque não ri de piada de gordo, apenas diga que você não se diverte com desrespeito. O mundo evoluiu e você junto, ué.

Aprenda a se impor sem ser grosseira ou agressiva. Quando você está certa a verdade é a verdade, apenas deixe claro que respeito é bom e todo mundo gosta.

Pense duas vezes antes de discutir com gente que acha que o mundo gira em torno dela. Algumas são incuráveis.

Mas não deixe de responder ofensas por medo de que as pessoas fiquem chateadas com você. Se ficarem lembre-se que você não reagiu a toa. Vida que segue benzinho.

Você só vai conseguir se impor com firmeza se tiver auto confiança e acreditar no que vai falar. Auto amor na veia, 2 litros pela manhã. Essa é a receita.

Não adianta se dizer desconstruída e ficar dando uma de fiscal da dieta da amiga. Dieta dela, problema dela. Ah, e desbanque os “fiscais” da sua dieta ou da sua vida. Sua vida, seus problemas.

Pare de concordar com tudo que os outros dizem só pra evitar uma discussão e, se você não responde porque sabe que vai viver discutindo, saia de perto dessas pessoas. Elas não tem nada a te acrescentar e podem te fazer mal.


No começo você pode se tremer toda e ficar sem resposta, porém quando chegar em casa vai repensar tudo e fazer altos discursos na sua cabeça. Não se sinta frustrada, esse é um bom treinamento e quem sabe da próxima vez você se sinta pronta pra responder. Faça no seu tempo e só faça se quiser. Tá tudo bem. Tamo junto!

gif beyoncé

Gifs: Giphy