Olá gente, o assunto de hoje é leite condensado!

Muitos gostam de cobrir a salada de frutas com ele, fazer brigadeiro ou pudim e alguns até o comem puro! E raspar a lata, quem nunca? Mas ó, dá pra comer essa delícia sem jacar tanto!

Hoje trago pra vocês uma receita de leite condensado mais light, onde usaremos leite desnatado em pó e líquido. No final a receita fica deliciosa, mas aviso que o gosto não é IGUAL ao do leite condensado normal, mas fica gostoso e cremoso do mesmo jeito.

leite condensado fit

INGREDIENTES

A receita é simples e rápida. Precisaremos de apenas 3 ingredientes para fazer 1 pote médio de leite condensado:

  • 1 xícara de leite desnatado. Também da pra usar ÁGUA, confira a dica 1 lá no fim do texto.
  • 8 colheres de sopa de leite desnatado em pó
  • Açúcar a gosto. Usei o açúcar da marca MAGRO, é dietético e usei 2 colheres de sopa rasas.

Também precisaremos de um liquidificador e um pote para colocar o doce depois!

leite condensado fit

Você pode diminuir os ingredientes pela metade caso queira fazer apenas uma xícara da delícia.

COMO FAZER

  • Coloque o leite líquido no liquidificador (veja a dica 2 abaixo), logo depois as 8 colheres cheias de leite em pó e o açúcar.
  • Deixe bater de 5 a 8 minutos, mas fique de olho para ter certeza de que o liquidificador não está esquentando demais. O meu, mesmo sendo potente, tive que desligar 2x para descansar pois a estrutura ficou MUITO quente. Olho nisso!
  • Coloque num recipiente de vidro e deixe na geladeira de 1h a 4 hrs para que o doce fique mais consistente e cremoso.

leite condensado fit

Confira o passo a passo também no vídeo abaixo:

DICAS

  1. Para a receita ficar ainda mais light, você pode substituir o leite desnatado líquido por água. Confira a receita do meu amigo Thiago, ele mostra como fazer!
  2. Para alcançar a textura cremosa comece com meia xícara de leite e vá adicionando o resto aos poucos no liquidificador, assim não correrá o risco da receita ficar rala. Caso note que já alcançou a textura que deseja e ainda sobrar leite, deixe-o de lado, pois cada leite em pó tem uma consistência e alguns ficarão mais cremosos com mais ou menos líquido.
  3. Deixe de 1h a 4 hrs na geladeira para engrossar.

O bom dessa receita é que dá pra usar como base pra fazer doce de leite, brigadeiro e várias outras coisinhas! O desafio é conseguir a textura cremosa, mas se liga em colocar o líquido aos poucos e deixar bater bem. No final tudo vai dar certo!