A galera do Buscofem, remédio criado especificamente para combater a cólica e outras dores menstruais, criou uma campanha incrível para este Dia da Mulher através da hashtag #MinhaDorImporta.

A ação vai contra atitudes que normalmente vivenciamos, como quando nosso desconforto menstrual é minimizado e tidos como “frescura“. As dores menstruais importam tanto quanto qualquer outra dor física, e o mesmo vale para o nosso humor, que obviamente varia quando estamos com dor.

Apesar disso, não é raro ouvirmos no ambiente familiar ou no trabalho “só pode estar naqueles dias!” quando nosso humor varia, e muitas vezes nem estamos menstruadas. Quando não nos blindamos a esse tipo de comentário acabamos sentindo que a menstruação é um castigo, porém ela nada mais é que o nosso corpo funcionando corretamente.

Buscofem Campanha #MinhaDorImporta

No vídeo produzido pela marca também fala-se sobre o combate ao machismo e à gordofobia. A campanha está bombando no Facebook e recebendo vários feedbacks de mulheres contando suas experiências. Confira alguns comentários:

Quando eu to com cólica eu não consigo nem andar quem dirá ir pra balada , mano parece q o povo não entende!!!” – Luany

“Vivenciei isso hoje , em uma discussão coloquei o meu ponto de vista e tive que ouvir “Só pode estar naqueles dias” “Você tá de tpm, tá atacada” E o mais triste é ouvir isso de uma mulher.” – Camila

Todo mês a amiga cólica vem pra aliar essa dor só com vcs mesmo amo sempre tomo e indico mt só vcs conseguem tirar minha dor … E como as mulheres do vídeo sempre escuto tbm #issoéfrescura #ninguémficaassim #vcédramatica e várias outras coisas,mas só quem sente e quem é mulher que entende .” – Taís

Gostei muito da campanha #MinhaDorImporta, pois já fui tratada como preguiçosa por sentir dores e muitas vezes ficar de cama no período menstrual. Eu me sentia muito culpada, mesmo sem ter responsabilidade sobre aquilo. Infelizmente é assim que muitas pessoas nos tratam. Como se a dor fosse uma desculpa, como se escolhêssemos ficar mal, o que não é verdade.

É importante lembrar que caso você sinta dor intensa no período menstrual é necessário procurar um médico, pois pode ser algo mais do que uma cólica menstrual.

A marca Always já fez uma experiência com homens, onde eles passaram uma noite experimentando os desconfortos da menstruação. Na época a ação foi divulgada com a hashtag #TheSleepingTest e você pode conferir o resultado dos testes no vídeo abaixo:

O período menstrual é inerente às mulheres, porém ainda hoje não é levado a sério por muitos homens e, por incrível que pareça, por muitas mulheres também. Nossa menstruação não deve ser tratada como tabu nem ser motivo de vergonha para ninguém.

Nossas dores e variações emocionais devem ser respeitadas sempre. Nossa dor importa, nós importamos e muito! #MinhaDorImporta

Feliz dia das mulheres! ❤