Nessa última segunda feira (28/03) fui à minha primeira consulta com a nutricionista Paola Romeo, que foi indicada por uma das minhas seguidoras do Instagram. Comentei com vocês que antes de decidir começar a emagrecer fui à uma nutricionista do plano de saúde e ela me passou uma dieta padrão, por isso decidi começar a emagrecer por conta própria.

Por minha conta e risco emagreci 32 kg, indo de 120 kg para 88 kg. Seguia uma dieta restritiva com poucas calorias, pouco carboidrato e sem gorduras. Comia praticamente proteína, legumes, verduras e frutas. Também fazia exercício físico intenso, como longas caminhadas e subidas de escada.

Acontece que da mesma forma que o corpo cobra quando comemos mal e somos sedentários, ele cobra quando faltam nutrientes e exageramos nos exercícios. Foi isso que aconteceu comigo. A dieta restritiva perdurava por MUITO tempo, assim como os exercícios intensos. Assim acabei ficando mal e parei de emagrecer.

Comecei a comer arroz, feijão, proteína e salada. Comecei a engordar de novo. Aí fazia muito exercício, ficava no frango com legumes e emagrecia. Logo depois engordava de novo. Meu intestino parou de funcionar, eu me sentia fraca muitas vezes e comecei a perder o controle sobre o meu corpo de novo. Já não sabia mais o que fazer.

Por isso decidi ir a uma nutricionista, e calhou de ser a Dra Paola.

Ela é uma médica nova e muito realista. Me ouviu e me passou um plano alimentar para 1 mês, pois voltarei lá dia 29 de Abril para verificarmos os resultados da dieta. Nosso objetivo por agora é equilibrar meu organismo e me fazer voltar a emagrecer.

Ela me explicou que meu ovário policístico tem a ver com a retenção de líquido e que a gordura é um tecido inflamado. Assim buscaremos resolver essa inflamação, evitar o inchaço e regular meu intestino.

Para isso ela também me passou um probiótico manipulado, além de fibras e de adicionar gorduras boas na minha dieta, como azeite e abacate.

CARDÁPIO

A dieta não me deixará sentir fome e não há nada de ” ruim” nem de ” esquisito ” nela. Confira abaixo meu cardápio de todos os dias:

  • 9h – Café da Manhã

meia banda de mamão papaia, 1 colher de sopa de chia e 2 ovos cozidos

  • 12h – Almoço

2 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha de feijão ( metade caldo e metade grão ), 1 filé de frango médio ( 100g ), meio prato fundo de salada de folhas mistas, 3 fatias finas de tomate, 1 colher de sopa e meia de cenoura ralada, 2 ramos médios de couve flor cozida, 2 colheres de sopa de vagem e 1 colher e meia de sopa de azeite de oliva extra virgem.

  • 15:30h – Lanche 1

1 banana, 100g de abacate, 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar nem adoçante e 2 colheres de sopa de fibra solúvel.

  • 18:30h – Lanche 2

Salgado proteico: 120g de batata doce, 120g de file de frango cozido e 200g de brócolis cozido ( farei a receita com vocês ).

  • 22h – Jantar

100g de sardinha assada ( peixe ), 3 colheres de sopa de mix de legumes assados e 1 colher de sopa e meia de azeite de oliva extra virgem.

Sim, todos os dias as mesmas coisas, pois ela me explicou que essa alimentação servirá como um medicamento pra mim, colocando meu corpo em ordem.

BIOIMPEDÂNCIA

Lá no consultório também fiz um exame chamado bioimpedância, que serve para que possamos ver do que é feito o nosso corpinho. Quando tem de água, gordura, ossos… e músculos! Esses me deixaram orgulhosa, pois tenho muito músculo em mim. Confira alguns números da bio:

  • % gordura corporal total: 37,7%
  • % água corporal: 47,5%
  • Idade do meu metabolismo em ANOS: 52 anos
  • Massa óssea em kg: 3kg

Lá me pesei e estou com 96,7 kg com 1,68 m de altura. Meu IMC é 34,26 e tenho obesidade tipo 1. Lembrando que obesidade é doença. Não é legal verificar apenas o IMC, pois peso quer dizer muito pouco. Por isso a bioimpedância é importante, pois ela mostra quanto de massa magra e quanto de gordura temos dentro de nós.

Comecei a dieta hoje, dia 29/03. A dieta durará 1 mês e estou tranquila. Hoje no almoço estranhei comer tanto azeite e achei o prato enorme, mas pensei que isso era pro meu bem e comi de boa. Estou tranquila, bem sinto bem e estou muito confiante de que tudo vai dar certo.

A Dra Paola não me passou exercícios, mas disse que seria bom fazer academia e continuar com as caminhadas. Continuarei andando e fazendo treinos de Q48 em casa. Não tenho como fazer academia agora, gastei R$ 250 com a consulta fora os probióticos e fibras solúveis, mas expliquei melhor em vídeo:

É isso, farei vlog semanal da dieta pra vocês e postarei sempre que der no Snapchat e Instagram (ambos barbaradoblog). Também mostrarei aqui o que ando fazendo e comendo. OBRIGADO a todos que sempre me apoiam e torcem por mim. Estou realmente me dedicando e quero DEMAIS colocar minha saúde em ordem. Ficam bem comigo mesma é minha prioridade, e agora começamos uma nova fase nessa busca.

Dra Paola Romeo Bazarello
 CRN4: 09100603
 Rio de Janeiro, RJ
 Tel: (21) 2196 0274