Recebi há alguns dias o livro “O que é meu é cada vez mais seu” do Grupo A Editoras. Fiquei intrigada com o tema, economia colaborativa, e ainda mais com o título. Confesso que já tinha ouvido falar porém nunca pesquisei a fundo sobre o assunto, então logo que recebi o livro me dediquei a sua leitura.

Economia Colaborativa - Livro O que é meu é cada vez mais seu

A economia colaborativa é aquela onde pessoas compartilham itens de interesse ou necessidade, sem necessariamente visar o lucro. É um ecossistema econômico que gira em torno do compartilhamento de produtos ou serviços.

Exemplo: Ao invés de cada família comprar uma furadeira para usar raramente, a economia colaborativa propõe que uma pessoa empreste o item á outra ou que empresas ofereçam o aluguel desses itens.

O livro fala sobre a ascensão dessas práticas, nos mostra previsões de como essa economia pode nos ajudar não só a economizar dinheiro, mas também espaço em nossas casas e mesmo preocupações em nossas mentes. Nos leva a uma verdadeira reflexão sobre o consumo e abre nossa mente para novas propostas, novas formas de “ter” alguma coisa.

Economia Colaborativa - Livro O que é meu é cada vez mais seu

“Lixo e armazenamento são apenas dois resultados diferentes do mesmo problema.”

A obra demonstra como, com o auxílio do marketing, dinheiro de plástico e facilidade de crédito, nos tornamos pessoas viciadas em “ter”, membras de uma sociedade consumista.

Temos várias coisas em casa que pouco usamos, muitas vezes compradas para uma ocasião específica ou apenas para “ter”. Nisso nos tornamos acumuladores de bens e mestres na arte do desperdício. O livro salienta como esse comportamento tem prejudicado nosso planeta e nossas relações, ao ponto que nos é sempre dito que alguém é mais que nós por ter mais coisas.

Os autores trabalham com gráficos, pesquisas e estatísticas para demonstrar como nosso modelo hiper consumista se tornou insustentável para nós como seres humanos e para o nosso meio ambiente.  O consumo desenfreado e a absurda produção de lixo contaminam o ambiente, e em última análise a consequência retornará para nós.

Economia Colaborativa - Livro O que é meu é cada vez mais seu

“As coisas que possuímos enchem não apenas nossos armários e vidas, mas também nossas mentes.”

O que é meu é cada vez mais seu” defende a transformação da mentalidade: Do individualismo ao coletivismo, da acumulação ao compartilhamento, rumo ao consumo sustentável.

Através de apresentação de exemplos concretos são apresentadas formas de mercado baseadas em “reduza, reuse, recicle, repare e redistribua“, visando um mercado baseado no compartilhamento de recursos, onde o consumidor paga pelo benefício do produto e não pelo produto em si.

Esta forma de economia proporciona a manutenção do mesmo estilo de vida sem a necessidade de adquirir mais, o que trás benefícios ao nosso bolso e preza pela sustentabilidade do planeta.

Economia Colaborativa - Livro O que é meu é cada vez mais seu

Através da economia colaborativa, como diz no título, o que é meu, é cada vez mais seu, ou de quem precisar da coisa ou serviço.

O livro é esclarecedor e nos abre os olhos ao que realmente precisamos. Reforça a importância das relações sociais, de nos mobilizarmos na reconstrução de relações econômicas mais humanas e sustentáveis.

Indico a leitura de “O que é meu é cada vez mais seu” de todo coração a quem se importa com o meio ambiente e acredita no poder do compartilhamento. Tenho certeza de que esse poder vai muito além de compartilhar um post nas redes sociais para mobilizar pessoas e ajudar alguém. Ele pode ser exercido em nosso dia a dia, auxiliando desde pessoas de baixa renda a não passarem grandes dificuldades, como pessoas de qualquer classe a ter a casa com menos “tralhas”, deixando lugar livre para o que realmente importa e é usado no dia a dia.

  • Autores: Rachel Botsman e Roo Rogers
  • Tradução: Rodrigo Sardenberg
  • Editora: Bookman

Compre o livro de R$ 47 a R$ 59 no site do Grupo A ou na Saraiva.

As fotos do livro foram feitas por mim e editadas com o aplicativo VSCO.

Beijos! ❤