Navegação

Comportamento & Reflexões

O que te motiva?

Hoje venho falar um pouco sobre motivação. Por vezes queremos algo, um objetivo ou mesmo um objeto mas não temos motivação para trabalhar pelo objetivo nem mesmo para levantar do sofá e pegar tal objeto em cima da mesa. Sim, a motivação está em tudo, até nas coisas mais simples.

Quando levantamos da cama para um novo dia, quando tomamos banho, quando estudamos ou vamos trabalhar: Tudo isso depende de uma motivação para funcionar bem. Quando acordamos sem vontade as horas parecem que não passam. É a motivação que nos faz curtir nosso dia e nossa vida em si.

Quando temos motivação a vida é linda e é ela que dá sentido á tudo, mas a falta dela leva algumas pessoas até á depressão. Sabe quando você sente que nada tem graça, que tudo é chato e só quer ficar deitada(o) sem fazer nada? Você está desmotivada(o). Tem dias que só queremos “morgar” ( ficar na moleza sem fazer nada ) na cama, como nos feriados que vem por aí, mas quando essa prostração dura muito tempo ela acaba nos prejudicando e ” atrasando ” a nossa vida.

Acredito que motivação seja a consciência de que o trabalho que você tem hoje é um meio para chegar a um fim específico. Quando você trabalha em algum projeto ou objetivo tem na cabeça o que pretende com aquilo, como gostaria que fosse o resultado final e o que você vai ganhar/sentir com isso. É como quando escrevemos um livro, nossa motivação pode ser termina-lo, publica-lo e fazer sucesso com ele. Você pode querer ajudar muitas pessoas com aquela leitura e essa será sua motivação.

Por vezes duvidamos dos nossos objetivos e nossa motivação se enfraquece. Eu mesma passei por isso e fiquei prostrada no tapete do quarto pensando se o que eu estava fazendo tinha algum sentido. Felizmente quando fico em dúvidas alguma dificuldade aparece e vejo que aquele meu objetivo tem sentido pois me dará mais segurança para levar a vida com mais leveza.

É sempre importante ter objetivos definidos e não esquecer de que muitas vezes a escalada é a parte mais importante que a chegada ao topo em si. Ao estudar para alguma coisa você estará se edificando, se tornando uma pessoa melhor. Ao trabalhar você estará sendo útil a si e á sociedade. Fazer o que gosta já é em si uma forte motivação pois até nos momentos de cansaço estaremos satisfeitos com o que fazemos.

É sempre bom reforçar nossas motivações com inspirações e exemplos positivos. Busque e leia depoimentos sobre pessoas que já conseguiram o que você busca: Pessoas que são destaque na área em que atuam, grandes projetos que começaram com pouco ou pessoais que saíram de um estado de absoluta miséria e chegaram ao topo do mundo. Esse tipo de leitura injeta forças em nós e nos ajuda a seguir a caminhada, afinal se essas pessoas conseguiram por que você não?

Faço muito isso. Adoro ler biografias de pessoas que fizeram a diferença no mundo, entrevistas com grandes pensadores e empreendedores além de reportagens sobre pessoas que conseguiram melhorar de vida em condições adversas.

Busque motivações fortes pois elas vão te sustentar na hora em que as dúvidas baterem a porta e os outros desacreditarem você. Confie em si e tenha fé no seu objetivo, repita suas motivações como um mantra e siga sempre em frente, o seu futuro só depende de você!

8 comentários

 

 

  • eliane

    Motivação é realmente o gás de nossa vida!
    Sem motivação não conseguimos nada, nem amar a nós mesmos!
    Bjus e lindo texto!
    Uma Páscoa abençoada,amiga!

    responder
  • biamartins

    Gostei muito do post. Estudando pra concurso E sendo blogueira ao mesmo tempo muitas vezes perco a motivação. É difícil, a gente tem mesmo que pensar nessas coisas e buscar a motivação. Também gosto muito de ler autobiografias! 🙂

    belatriz.info

    responder
  • amandahillerman

    Eu estou numa fase meio maluquinha. Tenho uma coisa maravilhosa pada acontecer ano que vem e o *agora* tem me parecido sem graça por isso. Colei coisas que me remetem ao que está por vir perto da minha área de trabalho para me lembrar que sem o presente não chega o futuro. Motivação é tudo! :*

    responder
  • KAMBAMI

    Muto bom seu texto motivacional, gostei tanto que vou reblogar o mesmo. Acredito que bons conselhos dão incentivo sim ao caminho trilhado, mas não podemos nos esquecer que na vida nem sempre trilhamos apenas por um caminho ou um objetivo e devemos estar preparados para as intempéries e mudanças bruscas. Confiança diria ser um bom começo, sonhar também é o inicio de qualquer realização e perseverança. Mas se mesmo assim a coisa não rolar, mudamos de direção em 360º e buscamos dentro de nós uma outra opção.
    É bom termos várias, pois a vida gosta muito de nos testar e quem está preparado nunca é pego de surpresa.
    Belo texto! 😉

    responder
  • KAMBAMI

    Republicou isso em FALA ABERTAe comentado:
    É bom saber!

    responder
  • carolinesantinon

    Otimo texto, me fez repensar na vida, obrigado por isso. Continue assim. Estou a um tempo com meu blog e muitas vezes fico um tempo distante e quero ter mais responsabilidade com ele e vou ter. Beijo.

    responder
  • @simonebenvindo

    Eu fiz faculdade de ADM e falamos muito sobre motivação, e é exatamente assim que você descreveu, por vezes todos paramos para pensar se o que estamos fazendo está certo se o caminho que escolhemos é o melhor e isso acaba nos deixando desmotivados, mas se não fosse nossa força de vontade para realizar nossos sonhos nada do que somos ou fazemos seria real. Motivação é intimo, mesmo com as forças externas.

    responder
ir ao topo