Navegação

Saúde e bem estar

Ovos orgânicos, caipiras e brancos

De vez em quando posto fotos das minhas refeições e sempre comento que os ovos que como são, em sua maioria, caipiras ou orgânicos. Algumas pessoas me perguntaram qual a diferença entre esses ovinhos e os normais, por isso hoje trouxe aqui algumas informações e explico as diferenças entre ovos orgânicos, caipiras e os brancos comuns!

Ovos brancos ou marrons comuns

ovos orgânicos

A diferença na cor da casca é definida pela raça da galinha que pôs o ovo. Galinhas de penas brancas colocam ovos brancos, falinhas de penas vermelhas/marrons colocam ovos marrons ( algumas pessoas os chamam de ovos vermelhos ). Esses ovinhos vem de galinhas criadas em granjas com uma alimentação que pode conter corantes e outros aditivos químicos. Não há diferença nutricional entre os ovos marrom e branco.

Ovos Caipira

Isabela Mekitarian | Fotografia

Isabela Mekitarian | Fotografia

Os ovos caipiras são aqueles que vem de galinhas criadas fora de granjas e que tiveram uma alimentação mais natural, sem corantes. Consigo esses ovos comprando em feitas de pequenos produtores rurais ou mesmo com meu tio, que cria algumas galinhas em sua casa. Esse ovinho tem mais nutrientes que o normal!

Ovos orgânicos

ovos orgânicos

Os ovos orgânicos são os mais queridos! As galinhas vivem na vibe, sem nenhum tipo de confinamento de gaiolas, não recebem remédios e tem uma alimentação totalmente natural, livre de fertilizantes e agrotóxicos. Esses ovinhos tem mais vitaminas, são mais gostosos e vem de galinhas felizes! Você pode compra-los em feiras de orgânicos e até mesmo em alguns supermercados.

Esse ovinho é mais caro pois precisa de um selo especial de origem para provar que é orgânico, e além disso a manutenção das galinhas numa criação ecologicamente correta é mais cara. Vale cada centavo!

ovos orgânicos

Espero ter sanado algumas das dúvidas de vocês. Eu adoro um ovinho e muitos nutricionistas o julgam como um alimento rico em nutrientes. Busco consumir ovo cozido ou frito em frigideira anti aderentes, ou com óleo de gergelim, que é melhorzinho do que o de canola ou soja. Costumo manerar bem no sal e acrescentar orégano no ovo depois de pronto. Ele fica mais temperado e mal noto a falta do sal.

Fontes: Revista Abril e Socorro no cozinha

1 comentário

 

 

  • Amanda Hillerman

    HAHAHAHA “As galinhas vivem na vibe” Amei isso!!!
    Ovo caipira é super característico né? A cor… o gosto… Tudo!! Que bom que você consegue até com seu tio, aqui não tenho contatos assim 🙁
    Beijos!!!
    http://www.amandahillerman.wordpress.com

    responder
ir ao topo