Desde que me conheço por gente tenho pele seca. Quando criança chegava ao ponto de abrir feridas e eu tinha dermatites em áreas extensas do corpo. Por isso passei a usar um sabonete chamado Oilatum, especial para pele seca e sensível. Foi o que me salvou na época, pois eu tinha hábitos errados quanto a minha pele e não sabia.

Felizmente hoje aprendi a cuidar da minha pele seca e trouxe algumas dicas de cuidados e produtos para ajudar quem sofre com o mesmo problema.

Controle os banhos

É importante não usar sabonete em todos os banhos do dia e evitar banhos sem necessidade. No frio pode-se tomar apenas 1 banho ao dia, pois o uso da água quente prejudica a oleosidade natural da pele. É importante usar sabonete hidratante e esponjas macias.

Meu maior erro antes era tomar vários banhos ao dia e usar sabonete em todos eles. Minha pele melhorou 90% depois que passei a tomar banho menos vezes ao dia e usar sabonete apenas 1x. É uma dica de ouro.

Secando a pele

Não use toalhas ásperas. Mesmo para o rosto prefira uma toalha de corpo macia e, quando possível, procure secar ao natural.

Frio e ar seco

Proteger a pele no frio diminui o ressecamento, pois o ar frio e seco resseca ainda mais a pele seca. Ao usar cremes agasalhe-se bem, assim ele ficam mais tempo na pele e ela fica protegida do ar seco.

Esfoliação

A esfoliação é essencial para retirar a camada morta da pele, permitindo assim a melhor absorção do hidratante. Use produtos específicos e faça-a de 1 a 2 vezes por semana. Prefira esponjas macias.

Hidratação

A hidratação é essencial e deve ser rotina para quem tem pele seca. Normalmente a pele assim descama, coça e tem variações de textura. A hidratação devolve a água a pele, melhorando tudo isso. Alguns cremes contém ureia, vitaminas e óleos, nutrindo e deixando a pele ainda mais suave e macia.

É importante hidratar a pele sempre após o banho e usar cremes específicos nas áreas mais ásperas, como joelhos, cotovelos e pés.

Alimentação

A pele é o mair órgão do nosso corpo e, como todos os outros, sofre com a falta de nutrientes. Procure alimentar-se bem com uma dieta rica em nutrientes.

Produtos para pele seca

Pré banho

Retirando a Maquiagem

O Clear & Clear é bom para os dias em que a pele está muito suja e carregada. Pode-se usa-lo com algodão, toalha macia ou como eu uso, passando como se fosse um creme e depois tirando com água em abundância. Tem uma textura super cremosa e não deixa a pele oleosa depois.

Creme Removedor de Maquiagem Clean & Clear

A outra opção são os lenços da L´oréal. É uma forma prática de tirar a maquiagem sem molhar o rosto. Apenas 1 lenço resolve. Não arde os olhos nem resseca a pele. Não achei á venda na internet, mas comprei em uma farmácia.

Lenço removedor de maquiagem Loreal

Limpando a Pele

Caso sua pele esteja super seca, mas suja, recomendo esse sabonete da linha Tez, da Natura. Ele é cremoso, tem uma espuma suave e limpa seu rosto sem ressecar.

Sabonete Líquido Tez

Outra opção é o mousse de limpeza da Nivea. Ele faz uma espuma deliciosa e limpa a pele profundamente. O ideal é passar um hidratante depois dele ou ir direto para o banho.

Nivea Limpeza Profunda Mousse

No banho

Sabonete esfoliante para o corpo

As duas opções são da linha Nativa Spa, O Boticário. O cor rosa é de Lichia e tem partículas maiores, oferecendo uma esfoliação leve. O cheirinho é incrível e não resseca a pele. Ideal usar com uma esponja macia.

Nativa Spa O Boticário

O lilás é de açaí e promove uma esfoliação mais intensa, pois tem partículas menores. Ambos fazem muita espuma e deixam o banheiro inteiro cheiroso.

Nativa Spa O Boticário

Sabonete esfoliante para os pés

Ambos são da linha Foot Works da Avon. O branco com frutinhas é ideal para uma esfoliação leve, e tem um cheirinho incrível.

Esfoliantes para os Pés Avon

O azul tem algas marinhas e é ideal para revitalizar os pés após um dia cansativo. Ideal para pés inchados ou com chulé. Tem partículas pequenas e uma textura parecida com um gel. É muitos gostoso de usar e faz uma diferença incrível nos pés, deixando-os fresquinhos e mais descansados.

Esfoliantes para os Pés Avon

Pós banho

Hidratante Corporal

Os hidratantes da O Boticário são ótimos pois além de deixar a pele macia, tem cheirinhos maravilhoso. Esse abaixo tem função firmadora, a qual é possível notar em até 7 dias de uso. Gostei muito e vou comprar outra com a mesma função.

Boticário

O hidratante corporal da Body Store é de leite de cabra e tem uma textura leve. Ele é em aerosol, logo super prática e leve. Uso sempre que tomo sol, pois é ideal para quando a pele está sensível.

Leite de Cabra Body Store

Os hidratantes da Nívea são incrível para quem tem pele seca. Esse abaixo tem uma textura mais espessa, mas promove uma hidratação intensa na pele. Tem óleo de amêndoas na composição. Uso nos cotovelos, joelhos e pernas. Passei a usar nas minhas estrias da barriga e notei uma grande diferença.

Nivea Creme

Hidratante para o Rosto

Quando minha pele está super ressacada uso o da Nivea, linha Soft. Ele tem uma textura média, não obstrui os poros e hidrata muito bem a pele. Serve também para as mãos e tem secagem rápida.

Creme para o rosto Nivea

Meu queridinho do momento é o hidratante da linha Tez, da Natura. Ele tem uma textura super leve, seca muito rápido e funcionou demais na minha pele. Ah, ele também tem fator de proteção solar 15.

Creme para o rosto Tez Natura

Hidratante para os pés

Meu favorito para quando os pés estão cansados ou quando estou com tendência a chulé, é o da Foot Works da Avon, mesma linha dos esfoliantes para os pés. O ideal é colocar uma meia ao usa-lo, assim como com todos os outros. O calorzinho potencializa a hidratação e a meia protege os pés, deixando o creme agir por mais tempo.

Creme para os pés foot works Avon

O creme para os pés da Musa foi um achado de farmácia. Ele é maravilhoso para quem tem pele seca e principalmente calcanhares ressecados. Tem uma textura leve, ureia na formulação e um cheirinho super suave.

Creme para os pés Musa

O último produto é o hidratante da marca Fashion, de nome Sebo de Carneiro. O nome é estranho, mas o efeito é ótimo. Melhora cutículas e calcanhar ressecados, porém indico usar com uma meia sempre, pois o cheiro não é dos melhores.

Creme Sebo de Carneiro

Controlando os banhos, o uso de sabonete e lembrando da hidratação sua pele melhorará com certeza. Uma boa alimentação voltada á boa nutrição também faz toda diferença, seja para quem tem pele seca ou mesmo pele oleosa.

A ansiedade, o estresse e o cansaço também interferem na saúde da nossa pele, então busque estar sempre serena e manter-se equilibrada. A pele seca melhorará e seu bem estar também!

 

PS: Ao comprar online você pode receber parte do seu dinheiro de volta com o Méliuz! Clique aqui e saiba como funciona.