O sal de cozinha é o sal marinho refinado. Nesse refino o sal passa por um processo de branqueamento, é enriquecido com substâncias químicas para que fique sempre soltinho e tem iodo adicionado a sua composição em forma de iodeto de potássio, que é uma substância artificial, em quantidade 20% maior do que seria se o sal não fosse refinado.

sal de cozinha

Se nos alimentássemos apenas do que a natureza nos dá não precisaríamos de sal, pois na natureza os seres vivos adquirirem sódio dos alimentos. Porém como vivemos em um meio artificial é comum adicionar o sal aos alimentos tanto por ser fonte de sódio quanto para dar-lhes sabor.

O problema do sal de cozinha é que ele é pobre em nutrientes, tem iodo em demasia e sódio também, em forma de cloreto. Por ser refinado ele perde os minerais e nutrientes e acaba restando apenas o que é prejudicial a nós.

Felizmente ultimamente tem se popularizado o uso de sais naturais, como o sal rosa do himalaia e o sal marinho. Quando em estado natural, sem ter passado por nenhum refino, esse sais são ricos em nutrientes, tem baixa concentração de sódio comparado ao sal refinado e muitos minerais importantes para o nosso corpo.

A quantidade de sódio por grama desse sais converge muitas vezes, parecendo ser uma ilusão mudar do sal normal de cozinha apenas por essa questão. Por isso prefiro seguir pela linha de quanto mais natural melhor, logo quanto menos refinado melhor, pois mais nutrientes são preservados.

Sal Marinho

sal marinho ou sal grosso

O sal marinho é o resultado da evaporação da água do mar. Ele não passa por refino, mantendo assim todos os minerais e nutrientes, como o iodo. O sal marinho tem um sabor menos salgado que o sal normal de cozinha e não tem nenhuma adição de substância química. Ele pode ser moído ou processado para facilitar o uso.

Onde encontrar:

Indico pesquisar preços nas lojas de produtos naturais na sua região.

Sal Rosa

sal rosa do himalaia

O sal rosa do Himalaia é conhecido por sua pureza química. Ele é livre de toxinas e poluentes pois é retirado do Himalaia e é considerado o sal mais puro e mais rico para o nosso corpo, pois contém mais de 80 minerais.

O sal rosa tem bastante magnésio, que é ótimo parara prevenir câimbras. Ele ainda age como anti histamínico natural, prevenindo alergias.

Onde encontrar:

Indico pesquisar preços nas lojas de produtos naturais na sua região.

  • Sal Rosa do Himalaia fino ou grosso R$ 13,50 (1kg) no Mercado Livre
  • Sal Rosa do Himalaia Fino  com moedor R$ 53,99 (110g + 750g) no Mercado Livre

Tenho usado o sal rosa e super indico. Não há muita diferença no gosto dos alimentos mas sim para a saúde a longo prazo.

Leia mais:

  1. Tireoide: Sal grosso x Sal refinado
  2. O sal marinho é realmente benéfico?
  3. Os perigos do sal refinado e as vantagens do sal marinho