Inchaço, espinhas, pele grossa, gases e cólica são alguns dos sintomas da constipação, prisão de ventre ou intestino preso. Tenho tendência a prisão de ventre desde bebê, porém apenas recentemente aprendi a lidar com o problema de forma saudável.

Já tive alguns probleminhas no intestino, como coágulo e ressecamento. Tudo isso foi resultado de anos usando laxantes sem orientação médica. Hoje em dia trato essa minha tendência usando óleos na comida e consumindo poucos alimentos industrializados. Também aposto em exercícios físicos e uma boa alimentação. Confira algumas dicas de como tratar esse probleminha:

FIBRAS NATURAIS

Coma pelo menos 3 porções de frutas ao dia e procure ingerir legumes e verduras em ao menos uma das refeições principais. Seu corpo precisa de fibras para fazer seu intestino funcionar bem!

ÓLEOS

Evite frituras, aposte em alimentos cozidos ou grelhados e use azeite e óleos naturais em seus pratos. Costumo usar óleo de gergelim, mas você pode usar óleo de coco ou mesmo azeite. Basta pingar algumas gotas na sua comida já pronta no prato.

Os óleos irão umidificar seu intestino e melhorar seu funcionamento, fora os demais benefícios deles para a sua saúde!

MUITO LÍQUIDO

Seu intestino pode ressecar por falta de líquido! Procure beber ao menos 2 litros de água por dia e, caso não goste dela, opte por chás, sucos naturais (da fruta), água de coco e refrescos, mas cuidado com o açúcar!

PROBIÓTICOS

Se você quiser e se der bem com lactose pode apostar em yogurtes com probióticos, assim como Activia e Yakult. Tomando um todos os dia seu intestino pode acordar, mas não esqueça que tudo isso contém açúcares e/ou adoçantes artificias!

MOVIMENTE-SE

É importante favorecer os movimentos peristálticos com exercícios físicos. Você pode fazer caminhadas curtas todos os dias ou apostar em caminhadas longas 3x na semana ou fazer academia. O importante é estar sempre ativa para manter seu intestino assim também!

LAXANTES

Use laxantes só como última opção e procure um médico. Caso esteja há mais de 3 dias sem ir ao banheiro é interessante tomar algum laxante e procurar um médico para verificar qual pode ser a causa da sua constipação.

E SE MACHUCAR?

Acabe com a vergonha e passe para a ação! Se sentir que seu intestino está ressecado e tudo vai sair rasgando use um supositório de glicerina sem medo! Ele vai lubrificar seu intestino e fazer tudo acontecer com mais tranquilidade.

RELAXA E…

Se possível deixe para fazer suas necessidades mais especiais em casa ou em um lugar reservado onde você se sinta segura. Relaxe, leia algo e deixa fluir. Estresse também prende o intestino!

Cada um tem seu tempo e frequência, o que importa é fazer bem feito e se sentir leve e satisfeita após ir ao troninho. Espero que as dicas te ajudem e confira também o vídeo que fiz sobre o tema com mais algumas considerações!