Navegação

Saúde e bem estar

4 temperos para plantar em casa (com pouco espaço!)

Olá amorzinhos! ❤

Quem me acompanha no instagram sabe que busco consumir alimentos orgânicos sempre que possível. Essa escolha deve-se ao fato de que os orgânicos são alimentos cultivados sem fertilizantes artificiais ou agrotóxicos, substâncias que fazem mal a nossa saúde.

Ocorre que muitas vezes os orgânicos acabam sendo mais caros ou mesmo mais difíceis de achar em algumas regiões. Assim, hoje decidi trazer 4 sugestões de ervas deliciosas para temperar suas refeições e fáceis de cultivar em casa, tendo você muito ou pouco espaço.

1 – Plantando salsa em casa

plantar temperos salsa

Também conhecida como cheiro verde, a salsa é muito popular no Brasil no preparo de carnes, sopas e salgados.

Para plantar salsa em casa você precisará de:

  • um vasinho
  • um pouco de terra
  • substrato
  • sementes
  • água e sol

Podemos plantar salsa em casa de forma rápida e simples, basta atentar que por ser uma planta de raízes mais profundas é preciso utilizar um vaso de no mínimo 30 centímetros de profundidade.

2 – Cultivando Manjericão em casa

plantar-temperos-manjericao

O manjericão é um tempero maravilhoso para massas, omeletes e molhos à base de tomate. Ele adiciona frescor aos pratos e traz diversos benefícios a nossa saúde, como a redução da ação do colesterol ruim e o controle da glicemia.

Para o plantio, é necessário terra afofada e adubada. As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de 1 cm, com duas ou três sementes por buraco.

Também é muito comum a venda de mudas de manjericão nos mercados e feiras, então se preferir não hesite em comprar uma mudinha e cuidar dela com muito carinho, cortando as folhas que precisar sempre com cuidado. A plantinha deve receber pelo menos quatro horas diárias de sol e ser regada a cada dois ou três dias, ou quando a terra da parte superior estiver seca.

Pronto! 😀 Com esses cuidados você terá sempre sua plantinha linda, cheirosa e saborosa enriquecendo seus pratos e encantando sua casa.

3 – Como plantar Coentro em casa

plantar temperos coentro

As folhas frescas do coentro vão bem com frutos do mar e caldos de peixe, e até mesmo as sementes podem ser utilizadas no preparo de pães e para aromatizar bebidas. Alguns outros benefícios do coentro são:

  • facilitador da digestão
  • alívio dos problemas gastrointestinais
  • ação anti bactericida
  • propriedades fungicidas
  • ação anti inflamatórias
  • excelente fonte de colesterol bom

O cultivo caseiro do coentro pode ser feito através das sementes ou das mudas. Para plantar através das sementes – que você encontra a venda em mercados e vendinhas – faça buraquinhos rasos na terra ou espalhe as sementes sobre o substrato, cobrindo com um pouco de terra. Após cerca de duas semanas começará a germinar.

É importante ressaltar que o coentro necessita receber luz solar durante boa parte do dia. Uma dica para manter as folhas sempre bonitas é manter a terra úmida sem encharcar e fazer a adubação com esterco.

4 – Cebolinha em hortinha caseira

plantar temperos cebolinha

Rica em flavonóides, a cebolinha possui ação anti-inflamatória e é conhecida como um dos mais potentes antibióticos naturais, sendo excelente para tratar dor de garganta por exemplo. A cebolinha contém as vitaminas A, C e E, sendo também rica em magnésio, ferro e cálcio. A folhas também ajudam a regular a pressão arterial e a diminuir o estresse.

Após usar a parte verde, a parte branca pode ser plantada num vaso ou colocada num copo com água e no espaço de alguns dias você poderá colher lindas folhinhas de cebolinha.

Espero que esse post tenha te inspirado a cultivar algumas dessas plantinhas em casa e adicionar mais nutrientes e sabor aos seus pratos. É super possível aliar alimentos saudáveis com pratos super gostosos, não deixe de tentar!

Leia também:

Beijinhos! ❤

Faça seu comentário!

 

 

ir ao topo