Verão chegando e com ele a galera do litoral corre pra praia. Eu, como boa carioca, faço parte desse grupo e fui para a orla nessa quarta feira, por incrível que pareça, desprovida de proteção solar.

O céu estava nublado e parecia que ia chover. Pensei comigo que não teria problema não passar filtro solar, afinal só na hora de sair notei que ele estava vencido. Porém ainda no caminho para Grumari o céu abriu e o sol chegou. Fui teimosa e não quis usar o protetor dos meus amigos e acabei pegando mais sol do que devia. Eu não ia à praia desde o carnaval, me desacostumei ao sol e fiquei parecendo um camarãozinho de tão vermelha.

barbara-cavalcante-bronzeado-1

Nada demais, pois é normal isso acontecer quando temos a pele muito clara. A questão é que no mesmo dia fiquei num ar condicionado muito forte, o que ressecou ainda mais a minha pele. Já cheguei em casa me sentindo meio mal e depois do banho tive febre de mais de 39 graus. No dia seguinte fui à emergência. Diagnóstico? Queimaduras de segundo grau.

E isso porque era pra ser só uma prainha hem! 🙁

A médica me informou que a orientação base é hidratação em abundância. Beber mais de 2 litros de água ao dia, tomar banho quase frio e hidratar a pele com loções pós sol foram as indicações para o meu caso.

Loção Pós Sol Calamed

Eu já tinha comprado uma loção pós sol por indicação de um farmacêutico, a Calamed. Ela tem cânfora, calamina e cloridrato de difenidramina, componentes que aliviam e hidratam a pele.

Calamed Loção Pós Sol

Calamed Loção Pós Sol

Calamed Loção Pós Sol

Calamed Loção Pós Sol

Calamed Loção Pós Sol

Calamed Loção Pós Sol

A loção custou R$ 14 na Drogaria Ofertão. A embalagem vem com 100ml, tem uma cor rosada, textura aquosa e dá um alívio imenso logo depois de passar. A indicação é usar em abundância por todo corpo logo após o banho.

Loção Pós Sol Caladryl

A médica da emergência me receitou a loção pós sol Caladryl, que tem uma fórmula parecida com a da Calamed.

Caladryl Loção Pós Sol

Caladryl Loção Pós Sol

Caladryl Loção Pós Sol

Caladryl Loção Pós Sol

Caladryl Loção Pós Sol

Caladryl Loção Pós Sol

A Caladryl custou R$ 27 na Drogaria Ofertão, também vem com 100 ml, tem uma textura um pouco menos aquosa que a Calamed, tem a cor rosa e também dá uma sensação de alívio na pele imediatamente após o uso.

A maior diferença entre as duas loções é que a Caladryl é absorvida super rápido pela pele e não deixa rastros, enquanto a Calamed tem a absorção mais lenta e pode deixar a pele com rastros na cor rosa.

Cada embalagem de ambas as loções costuma durar 2 dias, passando 3x ao dia. É necessário passar as loções de 3 a 5 vezes ao dia, sempre depois de tomar banho. O banho não deve ser quente, apenas quebrada a friagem. É necessário não tomar sol por 10 dias e beber muita água, água de coco e coisinhas assim pra se hidratar.

Dá pra evitar aquela pele descascada hidratando muuuuito e bebendo muuuita água, mas há 90% de chance da sua pele descascar mesmo assim se você se queimou assim como eu. Comecei a descascar no segundo dia pós praia.

Se eu estivesse com bolhas, teria tido queimaduras de terceiro grau. Faltou pouco.

É importante usar protetor solar SEMPRE, com ou sem sol, pois o mormaço também queima a pele. É bom lembrar que é necessário retocar o protetor sempre que entrar no mar ou piscina, pois a água leva boa parte dele.

Além disso é sempre bom ter uma loção pós sol para usar depois da exposição. Se você não se queimou muito não precisa ser nenhuma dessas, pois são consideradas medicamentos. Pode ser uma da Nívea, por exemplo.

Caso esteja com dor, tenha febre, ardência intensa ou qualquer incômodo anormal, procure um médico. O atendimento na emergência normalmente segue um padrão e provavelmente não será necessário realizar nenhum exame.

Claramente depois dessa situação não sairei mais de casa sem protetor. Tô sofrendo com o desconforto na pele, mas pelo menos não tive mais febre nem nenhum grande mal estar.

Como sempre, só aprendemos sofrendo, mas tudo vai ficar bem. 😀