Navegação

Diversos

Como fazer roteiro em tópicos

Sabe quando você grava um vídeo e ao editar pensa “aff, esqueci de falar tal coisa!“? Isso é muito comum e já aconteceu muito comigo, o que me fazia descartar muito conteúdo por sentir que estava incompleto.

Consegui resolver a situação quando aprendi como fazer roteiro em tópicos e passei a usa-lo em todo o meu conteúdo em vídeo. Hoje vou te explicar como funciona e deixarei um modelo para te inspirar a criar o seu.

Ah, o roteiro que usei de exemplo nesse post é do vídeo 3 erros comuns de criadores iniciantes. Você pode assisti-lo abaixo:

Assim como em uma redação, um roteiro deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão do tema. No roteiro em tópicos destacamos os pontos principais para o desenvolvimento do assunto, evitando esquecimentos e mantendo o linear de pensamento.

Introdução

Na introdução você deve fazer a sua chamada exclusiva, usar seus bordões ou enfim, dar aquele oi especial. No meu caso eu sempre digo “Olá amorzinhos!” ao iniciar meus vídeos. Você também deve introduzir o tema que será tratado no vídeo. Exemplo:

Olá amorzinhos! Esse é mais um vídeo da série sobre criação de conteúdo aqui do canal, onde dou dicas para novos criadores.

Com o crescimento e popularização das redes sociais, cada vez mais pessoas desejam compartilhar o que gostam e tornar isso uma fonte de renda.

Sempre recebo mensagens pedindo orientações de como começar e se manter no mercado.

Assim, decidi trazer esse vídeo comentando os 3 erros mais comuns de criadores de conteúdo iniciantes e como você pode evitá-los!

Desenvolvimento

É aqui que você destrincha o tema, desenvolvendo-o e apresentando seus argumentos. No caso do roteiro em tópicos, você lista os principais pontos do desenvolvimento do assunto e faz um breve resumo, caso ache necessário, do que falará em cada tópico.

Ah, a edição começa no desenvolvimento do roteiro e inserindo ações da edição durante a criação dele você conseguirá visualizar o vídeo antes mesmo de gravá-lo, sabendo onde entrarão as vinhetas, artes das redes sociais e transições. Isso facilita muito a edição! Confira abaixo a estrutura do roteiro em tópicos:

//efeito fade in

Introdução

//vinheta

Desenvolvimento:

A Importância do Roteiro (tópico 1)

Ordenar pensamentos, desenvolvimento da ideia. Baseado em pesquisa, referências e experiências pessoais.

Introduzir o assunto com alguma situação que lhe aconteceu ou alguma dúvida/comentário recebido nas redes sociais.

Quando usamos como ponto de partida de para um assunto uma dúvida do próprio público, incentivamos o engajamento e mostramos que nos importamos, que estamos atentos aos comentários e interações, além de tornar o conteúdo mais interativo.

//transição

(tópico 2)

//transição

(tópico 3)

//efeito fade in

Conclusão

//efeito fade out

Conclusão

É aqui que você chega a uma conclusão do tema abordado, faz suas considerações pessoais e passa uma mensagem para sua audiência. Também é ao final da conclusão que lançamos o CTA (call to action ou chamada para ação), ou seja, convidamos o nosso expectador a se inscrever no canal, comentar ou visitar algum site ou artigo que citamos.

É importante não pedir para o seu público fazer várias coisas, pois ele acaba não fazendo nada. Foque em até 2 CTAs por vídeo e verá que as pessoas engajarão muito mais no que as direcionar. Exemplo:

Então é isso amorzinhos!

Se você quer mais dicas sobre esse tema me deixe saber nos comentários e não deixe de conferir o link para a matéria que eu comentei no vídeo na descrição!

(entra a despedida)


Notou como no roteiro em tópicos as ideias ficam melhor ordenadas? Assim você cria uma linha de pensamento que te ajuda a falar com mais fluidez e é melhor ainda para seu ouvinte, que consegue compreender tudo com facilidade.

como fazer roteiro em topicos

Você já assistiu algum vídeo em que a pessoa disse que ia deixar algo na descrição, você abriu todo animado e não tinha nada lá? Frustrante né? Passa uma sensação de desorganização e a pessoa passa a confiar menos no que você diz.

Para evitar isso, no seu roteiro você pode adicionar links de referência para matérias que usa como base para seus vídeos, evitando que esqueça o que precisa colocar na descrição no Youtube.

Ferramentas

As ferramentas que mais gosto para criação de roteiros são o Google Docs e o Trello. Elas podem ser usadas no computador ou celular. Há também a opção do bloco de notas do próprio celular, que não exige internet para funcionar.

Para entrevistas uso sempre o docs pois compartilho o arquivo com o entrevistado, para que ele possa organizar suas ideias em cima do que lhe será questionado. Já para o Youtube costumo fazer os roteiros no card do vídeo no Trello, deixando as referências e links anexados no próprio card.

Ambas as ferramentas são gratuitas e fáceis de usar. São essenciais para uma boa organização de temas e ajudam na construção do calendário editorial.


Espero que esse post tenha te ajudado a entender como fazer roteiro em tópicos. Ele é meu tipo favorito de roteiro, pois é rápido de fazer e me ajuda a organizar as ideias antes de gravar.

Muitas vezes travamos, gaguejamos ou nos sentimos perdidos na hora de criar conteúdo, com uma sensação de muito a falar mas sem saber por onde começar. O roteiro em tópicos te ajudará com isso, deixando sua fala mais fluida e sua edição muito mais eficiente!

Veja Também:

16 comentários

 

 

  • Carol Sweet

    Achei bem legal que tu explicou direitinho como montar. Eu comecei a gravar agora, mas em tutorial eu acho bem ok porque já sei mais ou menos o que fazer. Agora qque vou começar a gravar mais vídeos falando, preciso de um roteiro sem dúvidas para saber o que falar e não ficar enrolando muito.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Canal no Youtube – Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me Acompanhe também no Pinterest

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Que bom que começou a gravar vídeos Cah! Feliz em ajudar ❤

      responder
  • Jen

    Minha maior dificuldade em criar conteúdo em vídeos é justamente organizar as ideias! Ótimas dicas!

    Beijos!
    Jen do tucacheias.com

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Feliz em ajudar Jen ❤

      responder
  • Isabel Sá

    Vou tomar nota das dicas.

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Feliz em ajudar Isa ❤

      responder
  • Lulu

    Amei a sua dica Barbara, eu costumo fazer roteiros pros meus videos e ajuda muito na hora de gravar.
    big beijos

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Sim Luh, fazem toda diferença pra mim também! ❤

      responder
  • Ane

    Parabéns pela postagem. Acho que essa ideia do roteiro para gravação de vídeos facilita a vida, e também dá para adaptar para outros tipos de conteúdos. Obrigada por compartilhar essas dicas!

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Feliz em ajudar Ane, começar a gravar com roteiro facilitou muito meu trabalho, por isso decidi compartilhar!

      responder
  • Tay Ribeiro

    Amei as dicas. Eu sempre acho que vou conseguir fazer um vídeo só com roteiro na cabeça, mas sempre no meio no caminho acabo perdendo a linha ou travando.
    beios

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Feliz que o post tenha ajudado Tay. Também já fiz assim mas acabava esquecendo de falar algo.

      responder
  • Meloren

    arrasou nas dicas, mulher
    quando gravava pro yt sempre tinha meu roteiro prontinho

    beijo
    A mina de fé

    responder
  • Cinthya Araújo

    Post muito didático Barbara. Adorei que colocou até tecnicas de CTA e também o bonus de onde escrever e organizar ideias.

    Arrasou!

    Um abraço!

    https://cinthyaraujo.com/

    responder
  • Leslie Leite

    Oi Barbara,
    Coloquei esse artigo nos meus favoritos por que quero começar a fazer lives no Instagram e achei que pode ser possível usar esse roteiro em tópicos para lives também.

    responder
  • Amanda | Café com Mands

    Amei esse post! Comecei a gravar vídeos recentemente e já coloquei nos favoritos, essas dicas vão me ajudar bastante!
    Beijinhos

    responder
ir ao topo