Eu sempre me achei uma pessoa super positiva, porém nem sempre o fui verdadeiramente.

Sempre fui boa em motivar pessoas, em dar força aos seus projetos e planos. Fazia isso de forma sincera, porém quando os planos e projetos eram meus eu agia de forma bem diferente.

Hoje enxergo que eu não acreditava em mim, não me achava capaz. Engordei mais de 64 kg desde que me tornei adulta e, dentre compulsões e compensações, me sentia fracassada.

antes e depois Bárbara Cavalcante

Via-me presa a erros e mágoas do passado, me sentia vítima do mundo e isso me impedia de ter forças para correr atrás do que eu queria para a minha vida. Meus amigos, familiares e médicos me olhavam com pena. Meus pais também, mas seus olhos delatavam seu desespero perante a minha condição.

No auge dos meus 120 kg andar até a cozinha era um sacrifício. A essa altura eu já tinha quebrado umas 2 cadeiras de desktop, não entrava mais em nenhuma roupa e dormia quase sentada para conseguir respirar melhor. Falei mais algumas coisas chatas pelas quais passei nessa época aqui.

Foi bem difícil.

Agora, com menos 40 kg, vejo que funciono na pressão. Apesar das dificuldades, eu ia deixando a ação para segunda feira, porém quando me foi exposto que eu estava quase perdendo minha vida, decidi agir.

Depois disso arranjei motivação de algum lugar, consegui forças sei lá como, dei meu jeito e cá estou. Demorou um tanto, mas o que importa é que hoje estou longe da obesidade e seguindo numa vida mais saudável.

foto Bárbara Cavalcante

Eu hoje, com 80 kg.

Muitas pessoas funcionam assim, como eu, só na pressão. Não conseguimos agir quando não temos um prazo, uma urgência, quando não entramos em estado de extrema necessidade. Isso é bom por um lado, pois mostra que somos pessoas que lidam bem com pressão (por conseguirmos agir e não nos prostrarmos), mas como a vida nem sempre é lotada de sobressaltos, isso pode ser muito ruim também. 🙁

É sempre melhor prevenir e cuidar da saúde do que depois ter que investir tempo e dinheiro cuidando da doença.

Uma boa estratégia a isso é criar metas – e levá-las a sério.

Quando criamos uma meta objetiva e atribuímos uma data limite de conclusão, ativamos uma chavinha em nosso cérebro que nos diz que temos um compromisso a cumprir.

Porém não vale escrever no seu caderno de metas “emagrecer em 2018” e guardá-lo na gaveta. As metas devem ficar sempre á vista e precisam ser complementadas com um planejamento para que sejam efetivamente atingidas.

Organização para alcançar suas metas

Photo by Smart on Unsplash

A meta é o objetivo final, enquanto o planejamento é a sequência de tarefas que, juntas, te levarão ao seu objetivo.

Exemplo:

  • Meta (o quê?): Emagrecer 10 kg em 2018
  • Planejamento (como?): Fazer dieta low carb e paleolítica, caminhar 5 km 3x na semana, beber mais água.
  • Data (quando?): Até 01/06/2018

Em casos de metas quanto ao corpo (peso/forma/estética/saúde) anote seus números na estaca 0, para depois poder compará-los. Não esqueça também das fotos! Antes x depois são MUITO motivadores!

Saiba que somos o resultado das pessoas com as quais convivemos, dos ambientes que frequentamos e crenças as quais alimentamos. Assim, busque se rodear de pessoas com objetivos parecidos com os seus, isso servirá de impulso e ver o outro se esforçando te dará incentivo para fazer o mesmo! 😀

Dica: Siga perfis no instagram e páginas no facebook que falem sobre o que você quer conquistar. Se é empreender, siga perfis como o @geracaodevalor; Se é emagrecer, siga  o @jejumintermitente; Enrijecer os músculos? Siga pessoas como a @graoficial e assim em diante.

Motivação: Cerque-se de pessoas que querem o mesmo que você!

Photo by Marc Rafanell López on Unsplash

Cerque-se de pessoas com uma mentalidade parecida com a sua ou com a que você quer ter. Siga pessoas nas redes que já tem o que você quer ter, que já agem como você quer agir. Hoje em dia olhamos o celular mais de 100 vezes ao dia, então faça com que, na maioria dessas vezes, você dê de cara com algo que te lembre do seu objetivo. Fará TODA a diferença!

Além de tudo que eu disse aqui e tão importante quanto: Acredite. A Anitta já pagou pra cantar antes de ser famosa. O criador do Facebook já passou por dificuldades financeiras antes de fazer sucesso. Todo mundo começa do começo. Não se sinta menos que ninguém por isso! Ao dar o primeiro passo você já estará mais perto do seu objetivo do que quando não estava fazendo NADA para conquistá-lo. 😉

motivação para conquistar suas metas em 2018

Photo by rawpixel.com on Unsplash

Dentre erros e acertos consegui um corpo funcional e minha saúde de volta! Aprenda com os percalços do caminho e siga, ações geram resultados, então aja!

Ao se desviar do caminho, volte! Se estiver cansado, descanse, mas não desista!

Veja também:

Um 2018 maravilhoso para todos nós, cheio de realizações, saúde e paz! ❤