Navegação

Saúde e bem estar

Como incentivar bons hábitos alimentares em crianças

Olá amorzinhos! ❤

É sabido que levamos para vida grande parte dos hábitos que adquirimos quando crianças. Quando esses hábitos são negativos, eles podem causar grandes danos ao longo do tempo.

Lá em casa sempre tivemos comida de verdade, como legumes e frutas, mas desde pequena via meus pais se alimentando também de muitos embutidos, frituras e industrializados. Repeti esse comportamento por muito tempo, o que me levou à obesidade rapidamente. 🙁

Fiz um vídeo esses dias em colaboração com uma moça que tem dois filhos e busca incentivar neles o gosto por comida de verdade (frutas, legumes e tudo que a natureza dá). Assim, decidi listar aqui algumas das dicas sobre como incentivar bons hábitos alimentares em crianças:

1 – Dê o exemplo

Alimentação saudável para crianças

Os maiores incentivadores dos bons hábitos são os bons exemplos. As crianças imitam o que veem os adultos fazerem, então nada mais sábio do que fazer o que você sugere às crianças. Se você não come verduras, frutas e legumes de nada vale exigir isso do seu filho, pois na primeira oportunidade ele irá reproduzir o que vê no seu prato.

2 – Cuidado na hora de comprar

alimentação saudável para crianças

Equilíbrio é tudo na vida! Comer uma besteira de vez em quando não vai deixar seu filho obeso, no entanto, quando as famosas guloseimas fazem parte da compra do mês fica mais complicado controlar a frequência com que são consumidas.

A dica é dar prioridade a lanches mais saudáveis e evitar deixar guloseimas à disposição dos pequenos.

3 – Encontre novas formas de apresentar os alimentos

comidas divertidas para crianças

Muitas vezes as crianças podem não gostar do aspecto de alguns legumes ou frutas. Assim, uma super dica para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis é deixá-los divertidos com receitas e montagens criativas.

Da mesma forma que é divertido a melhor opção  é usar a criatividade. As vezes uma sopa pode ficar muito mais legal em um prato decorado com desenhos, um legume que cozido não fica tão bonito pode ficar um pouco mais crocante se for feito no forno. 🙂 alimentação saudável para crianças

É bom sempre termos a idéia de que restringir ou obrigar a criança a comer nunca irá fazer com que ela goste ou deixe de gostar de algum alimento, por isso devemos sempre buscar soluções divertidas e que encantem seus olhos para educar e cultivar hábitos que serão levados para a vida adulta.

No video abaixo eu e a Cláudia do canal Comcria demos outras dicas para facilitar o dia a dia de vocês!

Leia também:

Beijos! ❤

2 comentários

 

 

  • Emerson

    Dicas muito legais. Apresentar os alimentos de outra forma é fundamental.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Emerson

    Você quer ter posts diferenciados no seu blog? Entre no Arthur Claro igual porém diferente é veja se vale a pena fazer parceria com ele. Eu já fiz e garanto que é bom.

    responder
ir ao topo