Há algum tempo comentei com vocês que eu estava fazendo os treinos do Q48, os quais comecei bem depois de ter testado o método da Tríade do emagrecimento. Gostei de ambos, pois adoro tudo que me faz suar. Porém há +- 1 mês fui a um ortopedista por conta de dores no joelho e obtive um diagnóstico bem extenso.

Tenho pernas de tesoura (assim um joelho se desgasta mais que o outro), pisada supinada (piso “pra fora”) e meu pé é cavo. Além disso uma das minhas pernas é levemente maior que a outra por conta de um desnivelamento da bacia. Tudo isso é a base das minhas dores no joelho e no pé, e com a obesidade isso só piorou.

O médico me orientou a pegar leve com exercícios de grande impacto. Evitar corridas, fazer caminhadas leves com tênis com amortecimento e procurar exercícios como natação e hidroginástica. Confesso que desobedeço de vez em quando quanto ás corridas, mas pelo menos entrei na natação. Falarei mais sobre meus exercícios em outro post.

Além disso eu pedi que ele me prescrevesse palmilhas para que eu pudesse usar no meu tênis e andar sem tanta dor. Também queria testar se isso faria com que eu estragasse menos sapatos, pois os tênis que compro são maravilhosos na 1ª semana, mas depois vão se moldando ao meu pé e aí começa a dor. Queria ver se com a palmilha isso tudo melhoraria e eu pararia de torcer meu pé por conta de dor e tênis tortos.

Palmilhas Pisada Supinada

Minhas palmilhas foram confeccionadas em micro espuma semi rígida, com elevações na parte cava e na lateral externa do meu pé. Ela é confortável de usar e pode durar até 1 ano se eu cuidar direitinho.

Palmilhas Pisada Supinada

Palmilhas Pisada Supinada

Palmilhas Pisada Supinada

Notem que a elevação não preenche 100% da parte cava do meu pé, mas o médico disse que se fizesse isso minha pisada não ficaria estável. A parte elevada que fica na lateral externa me ajuda a jogar o pé menos pra fora, mas o médico indicou que mesmo com a palmilha eu usasse um tênis próprio para pesada supinada.

A palmilha é confortável de usar, porém dependendo do tênis que uso ele fica mais apertado no peito do pé. Assim tenho usado cadarços grandes e deixado o tênis bem aberto na parte de cima. Na parte do calcanhar e do ponta do pé não senti nenhuma diferença.

Palmilhas Pisada Supinada

Consigo usar a palmilha em sapatilhas e nos meus tênis. O que mais gosto de usar é o tênis da Asics ( Asics Gel Excite 3 W ), ele tem amortecimento em gel e é muito confortável. É ótimo para corrida e trote, e o preço foi +- R$ 299. Estou usando ele há mais de 3 meses e até hoje ele não rasgou na parte externa.

Palmilhas Pisada Supinada

Palmilhas Pisada Supinada

Para fazer a palmilha ortopédica você precisa da prescrição do seu ortopedista. Eu fiz a minha no Centro Pés, na unidade da Rua Buenos Aires, 166, no Centro do Rio de Janeiro. O telefone de lá é 21 2242-7628 / 2242-6721. A minha custou R$ 120 e eles aceitam cartão de crédito e débito.

Meu ortopedista:

Instituto Lubomir Nestorov
Ortopedia, traumatologia, fisiatra, RX, imobilização e cirurgia.
Dr Hilton Franco Pereira
Rua Araújo Porto Alegre, 70, sala 214. Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: 21 2220-5323 / 2240-7128 / 2233-1950
Aceitam planos de saúde.

PS: A consulta com o Dr Hilton é completa, ele me ouviu e demora lá o tempo que precisar. O normal é ficar mais de 2h esperando para ser atendido, mas vale a pena.