Navegação

Saúde e bem estar

Síndrome do Ovário Policístico – SOP

Como alguns já sabem eu tenho hipotireoidismo (minha tireoide produz menos hormônio do que o necessário) e também síndrome do ovário policístico. Esses dois probleminhas favorecem a retenção de líquidos e atrapalham a perda de peso, porém podem ser tratados e podemos viver normalmente com eles.

Hoje venho explicar-lhes um pouco sobre a síndrome do ovário policístico (SOP).

síndrome do ovário policístico

Alguns sintomas dessa síndrome são: Menstruação irregular, fortes cólicas abdominais e ganho de peso. Tive todos esses e alguns outros são a acne e o aumento de pelos pelo corpo.

Ser diagnosticada com SOP quer dizer que há cistos ou pontinhos dentro dos seus ovários. De vez em quando esses pontinhos explodem e o seu corpo entende essas explosões como pequenas inflamações. Assim ele reage como reagiria em uma inflamação, entra em estado de alerta e retém tudo que pode, incluindo água e gordura.

Se você sente fortes cólicas na época da menstruação e ganhou muito peso é importante investigar, pois a SOP pode te impedir de ter filhos e até te deixar diabética ou obesa. Para buscar o diagnóstico você pode procurar uma ginecologista, ela irá conversar com você e pedir uma ultrassonografia.

síndrome do ovário policístico

Caso você seja diagnosticada com SOP o tratamento é simples, na maioria das vezes feito com o uso de anticoncepcionais. Eu fiz o meu com o Elani Ciclo, um anti concepcional com pouca carga hormonal. Além disso fui orientada a fazer exercícios físicos e regular minha alimentação para evitar picos de glicose e passar longe da diabetes. Cada pessoa precisa de uma carga hormonal dependendo das suas necessidades, então evite a auto medicação e procure uma gineco.

Dá pra viver normalmente quando o ovário policístico está sendo tratado. Se você engordou muito por conta dele ao começar o tratamento sentirá como o emagrecimento fica mais fácil. Procure também fazer sempre exames de sangue de rotina buscando analisar os hormônios produzidos pela tireoide e a glicose, para ter certeza de que você está ok e conseguirá resultados com sua reeducação alimentar e exercícios físicos.

Também fiz um vídeo sobre o tema contando um pouco sobre a minha história com a SOP. Confira:

Espero que esse post tenha esclarecido algumas das dúvidas de vocês sobre o assunto! 🙂 Leiam mais sobre SOP aqui, aqui e aqui!

Faça seu comentário!

 

 

ir ao topo