Navegação

Saúde e bem estar

Tireoide de Hashimoto e Hipotireoidismo

Olá gente linda e bem resolvida! Hoje trago algumas informações sobre hipotireoidismo e Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que conheço bem, pois eu e toda a minha família temos. Saiba mais agorinha:

HIPOTIREOIDISMO

Os hormônios produzidos pela tireoide estimulam o metabolismo e colaboram para o funcionamento harmônico do nosso organismo. No hipotireoidismo ocorre a baixa ou nenhuma produção de hormônios pela tireoide. É o contrário do hipertireoidismo, onde a tireoide produz hormônio em excesso, o que também causa disfunções em nosso organismo.

CAUSAS

  • Pré disposição genética
  • Falta de iodo na alimentação
  • Tireoide de Hashimoto

DICA: As algas e os frutos do mar são alimentos ricos em iodo. Para saber mais clique aqui.

SINTOMAS

Cansaço, depressão, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, raciocínio lógico lento, voz grossa, edema duro no pescoço, pouco apetite, sonolência, reflexos lentos, sensibilidade ao frio, ganho de peso, formação do bócio (papo), cãibras, alteração do ciclo menstrual nas mulheres e diminuição da libido nos homens.

Hipotiroeidismo

TIREOIDITE DE HASHIMOTO

É uma doença autoimune onde, por um erro no sistema imunológico, são produzidos anticorpos contra as células da tireoide. Eles destroem a glândula ou diminuem sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo pela carência dos hormônios T3 e T4. A doença é lenta e os sintomas só aparecem quando já se tem o hipo.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Os sintomas, causa e tratamento são praticamente iguais para a hipo e para a tireoidite. É importante consultar um endocrinologista, que solicitará um exame de sangue e uma ultrassonografia da tireoide e depois te receitará a suplementação de hormônio necessária (levotiroxina).

FAMOSOS

Diversas pessoas de destaque na mídia sofrem dessa tireoidite. Algumas são: A presidente Dilma, as atrizes Claudia Raia e Fernanda Souza, além da cantora Pitty. Oprah Winfrey e Kelly Osbourne também sofrem da doença.

Famosos com Hipotiroeidismo

MINHA EXPERIÊNCIA

Descobri o hipotireoidismo há 10 anos, quando tinha apenas 14 anos. Ele é comum em toda a minha família, porém a partir dos 30 anos. Acredito que tenha se manifestado antes em mim por conta das loucuras que fiz quando tinha anorexia e bulimia.

Meus pais em levaram a um endocrinologista pois em menos de 1 mês eu engordei mais de 10 kg, além de estar sem energia e parecer muito inchada. Além disso meu pescoço parecia mais gordinho que o normal. O hipo foi diagnosticado com  o exame de sangue e após uns 2 anos persistindo é que descobrimos a tiroidite de hashimoto.

A recomendação dos médicos é acompanhar com exames de sangue e ultrassonografia a cada 6 meses, porém no meu caso preciso ficar de olho de 4 em 4 meses pois minha dosagem de hormônico muda periodicamente. Sinto que preciso voltar ao médico quando começo a sentir falta de energia, prisão de ventre constante e dificuldade de emagrecer.

Após o ajuste do hormônio tudo melhora dentro de 1 ou 2 meses, pois não é algo rápido. Mas depois tudo fica bem e com a tireoide regulada a vida volta ao normal.

Confira também um vídeo onde falo sobre minha história com o hipotireoidismo:

Se você se encontrou em alguns ou vários sintomas do hipo, vale a pena ir a um endocrinologista. Quanto mais cedo você correr atrás de repor o hormônio que está faltando, mais rápido seu corpo se harmonizará e você ficará bem, feliz e sorridente novamente!

Links recomendados:

Dr Drauzio Varella – Teroidite

Dr Drauzio Varella – Hipotireoidismo

Faça seu comentário!

 

 

ir ao topo