Navegação

Nacional Viagem

Como foi e quanto custou minha 1ª viagem sozinha para São Paulo/SP

Em março fiz minha primeira viagem sozinha para São Paulo/SP. Fui a trabalho pois tinha alguns compromissos do blog e canal na cidade. Foi uma experiência edificante pra mim e como sempre recebo muitas perguntas sobre viajar sozinha, decidi contar um pouco dessa minha experiência nesse post.

A oportunidade de ir para SP veio com um convite da Banca do Bem para um evento sobre a cultura da doação no Brasil. Fiquei super animada pois já tinha outras coisas que eu queria fazer em SP e tudo calhou de ser no mesmo período.

Passagens

Decidi ir de ônibus pelo preço e por já estar acostumada. Eu gosto de viajar acompanhando a vista da janela. Coloco meu descanso de pescoço, fones com uma música calma e viajo a noite tirando uns cochilos. Paguei R$ 102 na passagem pelo semi leito (cadeira confortável que inclina bem) e R$ 36,81 de impostos e taxas. Comprei pelo Click Bus e adorei, pois usei o cupom KAISSARA10 e garanti 10% de desconto no valor total! Paguei ao todo R$ 216 ida e volta.

Hospedagem

Quanto a hospedagem optei por ficar num AirBnb e escolhi um quarto em uma casa apenas com meninas, dois cães e uma gatinha. O quarto ficava separado e contava com um banheiro privativo.

AirBnb São Paulo

AirBnb que fiquei em SP

Escolhi o local por ser próximo ao metrô, pelo ótimo diálogo com a anfitriã e por ter cães – que me fizeram sentir em casa. Paguei R$ 65 por noite mais R$ 16,20 de taxa de serviço, totalizando R$ 146 reais por 2 noites.

Ganhe R$ 130 de crédito no AirBnb cadastrando-se pelo meu link.

Mas Bárbara, você que paga tudo quando vai a SP?

Na maioria das vezes, sim. Existe a falsa impressão de que nós, pessoas que trabalhamos com internet, temos tudo sempre pago por alguém. Nem sempre é assim.

Assim como os empresários vivem na ponte aérea de um lado ao outro para cuidar dos negócios, nós também nos locomovemos atrás dos nossos compromissos. Claro que é sempre importante avaliar se aquele compromisso vale o investimento, se trará retorno, se acrescentará algo ao nosso trabalho.

Quando vou para algum trabalho específico, tudo é pago, como quando fui participar do programa Manhã Leve na TV Aparecida. Mas fora isso, no geral nós bancamos sim nossas viagens, cursos e tudo mais.

Locomoção

Para me locomover pela cidade utilizei uber e metrô. O uber aqui tem vasta oferta e os preços são bem atrativos, inclusive em comparação com o metrô em muitos casos. Quanto ao transporte público, as tarifas dos ônibus e metrô são basicamente R$ 4, sendo a integração R$ 6,80. Há variações de acordo com cada linha e opções de integração, então indico pesquisar antes de viajar para ver os valores atualizados.

Metrô São Paulo

Cupons de desconto em serviços de transporte por aplicativo (para a 1ª viagem):

• UBER: Até R$ 15 de desconto com o código VKF1H55VUE
  • CABIFY: R$ 15 de desconto com o código BARBARAC551
  • 99TAXI: Ganhe R$ 10 com esse link

Ao total gastei +- 500 com essa viagem, contando transporte, hospedagem, locomoção e gastos de viagem. Valeu super a pena!

Eu fui muito animada para a viagem e, como seria minha primeira ida sozinha para SP, decidi ir de coração aberto! Esqueci de levar dinheiro (em papel) para comprar as passagens no metrô, me perdi nas estações, peguei trânsito e cheguei um pouco atrasada para alguns compromissos, mas aprendi um pouco sobre o ritmo da cidade e sempre que me perdia, me achava.

Mantive-me positiva durante todo tempo, busquei informações, conversei muito e conheci muita gente. Perguntava sobre a cidade, sobre o caminho, sobre as pessoas. Fui muito bem recebida e acolhida por todos os lugares. Peguei ônibus lotado, metrô idem e tudo ficou bem. Nada foi um problema, até porque no Rio já estou acostumada com situações assim, então só mudei de estado!

Também fiz meu primeiro ensaio de fotos com a Bruna Diniz na Rua Oscar Freire. Adorei as fotos!

Bárbara Cavalcante

Não me senti sozinha, apenas fiquei meio perdida porque queria fazer algumas coisas, como ir a algum shopping ou parque, mas muitas vezes meu GPS não pegava ou não sobrava tempo. Fui com a agenda bem lotada e tem sido assim desde que passei a ir para SP para compromissos – tendo alocar tudo numa época só, encho a agenda e vou!

Gravei um vlog dessa minha ida a SP mostrando um pouco dessa aventura, você pode conferir abaixo ou no meu canal no youtube.

Viajar sozinha é legal porque podemos fazer o que queremos do nosso jeito e no nosso tempo. Também é bom ter que se virar sozinha na hora de achar algum lugar, falar com pessoas ou mesmo passear. É ótimo aprendermos a curtir um tempo com nós mesmas. Eu ouvi música, li, dormi bem e comi coisas gostosas.

Há uns anos eu morria de medo de fazer sozinha qualquer coisa que envolvesse ficar longe de casa, pois me sentia insegura e desprotegida. Parecia que eu não era capaz e que era absurdamente necessária a minha presença em casa por conta do meu irmão, que tem autismo.

Após alguns anos de terapia aprendi que tenho um irmão, não um filho, e que tudo bem meus pais exercerem o papel de pais e eu viver minha vida sem culpa por deixar o João Felipe um pouco sem mim. Também vi que sou uma filha ótima, uma boa amiga e uma mãe para os cães, mas ninguém vai morrer e o mundo não vai acabar porque eu passo 3-5 dias fora de casa.

Só sabemos do que somos capazes quando nos colocamos a prova! A viagem foi ótima, voltei orgulhosa de mim e cheia de gás para correr atrás dos meus objetivos. É bom demais quando provamos para nós mesmos como somos capazes de lutar pelo que queremos e que sabemos nos virar sozinhos quando necessário.

Espero que esse post te inspire a testar fazer mais coisas solo, curtindo sua companhia e se permitindo desbravar o mundo em aventuras edificantes!