Navegação

Saúde e bem estar

5 erros ao fazer Jejum Intermitente!

Olá amorzinhos! ❤ erros ao fazer Jejum Intermitente

Comecei a fazer jejum intermitente no fim do ano passado e de lá pra cá já se foram 14 kg só com essa estratégia, somando até hoje 42 kg perdidos!

Porém nem tudo são flores e quando comecei o jejum cometi alguns erros e tive algumas dificuldades. Assim, hoje vou falar um pouco sobre 5 erros que cometi quando comecei a fazer jejum intermitente.

1 – Não ter controle das horas em jejum

Por mais que eu tenha pesquisado antes de começar o jejum, não me organizei corretamente e acabava não tendo controle do tanto que ficava sem comer. Nisso eu não seguia os protocolos da forma correta e muitas vezes sentia que estava apenas ficando sem comer para emagrecer.

O problema disso é que, pensando de forma rasa e fazendo o jejum sem controle, ele se assemelha muito a anorexia, que é um transtorno alimentar que eu já tive. Na anorexia fica-se sem comer simplesmente para perder peso, enquanto o jejum intermitente conta com base científica, defende-se uma alimentação saudável e há ganhos para a saúde, como a autofagia, que é a “reciclagem” das células.

tempo-em-jejum

Photo by Hanny Naibaho on Unsplash

Sendo assim, controle suas horas em jejum! Uma estratégia só é bem sucedida quando é corretamente empregada! erros ao fazer Jejum Intermitente

2 – Desjejuar com alimentos errados

De nada adianta ficar horas em jejum, promover a renovação das células e cura do corpo, se ao desjejuar não buscamos alimentos que verdadeiramente nutram nosso corpinho. Não é uma boa ideia desjejuar com alimentos de alto índice glicêmico, carboidratos vazios ou alimentos industrializados.

Boas opção para desjejum:

  • Proteínas
  • Verduras
  • Frutas de baixo índice glicêmico

Devemos priorizar comida de verdade feita de forma saudável e de origem confiável.

Ovos fritos com ghee

Meu desjejum: Eu hoje costumo desjejuar comendo ovos com ghee e sal marinho, e depois de um tempo como alguma fruta ácida ou alguma outra mais doce, sempre com semente de chia.

3 – Consumir balas durante o jejum

Muitas vezes sentimos vontade de colocar algo na boca, mastigar alguma coisa, sentir algum gosto durante o jejum. Nisso, acabamos apelando para balas e chicletes sem açúcar achando que assim não estamos quebrando o jejum.

O problema é que esses alimentos são industrializados e, além de quebrar o jejum, são ainda mais nocivos quando inseridos no corpo quando ele está sem alimento há muito tempo. erros ao fazer Jejum Intermitente

balas-e-chicletes-no-jejum

Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash

Evite consumir balas e chicletes quando estiver em jejum. Na angústia de comer algo, beba água, aposte em chás (sem adoçar) ou busque relaxar ou ocupar-se dependendo do que estiver sentido. Muitas vezes comemos por ansiedade ou tédio, então é importante identificar qual o porquê da vontade de comer e assim poder combate-lo.

Veja também:

É importante atentar aos alimentos consumidos no desjejum e evitar os erros citados acima pois, se feito de forma errada, o jejum pode ter o efeito inverso do proposto, te fazendo engordar e até adoecer.

Confira mais 2 erros comuns durante o jejum intermitente no vídeo abaixo, postado lá no canal do Youtube:

Beijos! ❤ erros ao fazer Jejum Intermitente

3 comentários

 

 

  • Emerson

    Dicas maravilhosas e essenciais.
    Gostei bastante!

    Aproveite o seu final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    responder
  • Luiz

    Olá, boas dicas. Sempre me perguntei se bala interferia no jejum. Você esclareceu. E café com adoçante, será que interfere?

    responder
    • Bárbara Cavalcante

      Sim Luiz, café e chá só sem adoçar!

      responder
ir ao topo