Navegação

Emagrecimento

3 coisas ruins que sinto ao fazer jejum intermitente (e como melhorar!)

Olá amorzinhos! ❤

Desde que comecei a falar sobre jejum intermitente no canal, recebo vários comentários de pessoas contando que sentem algum tipo de mal estar principalmente no começo da prática. Também passei por alguns maus bocados ao começar o jejum e questionei se aquilo era mesmo saudável.

Depois de um tempo e conversando com médicos e pessoas que já fazem jejum há anos, descobri que alguns detalhes e escolhas fazem total diferença para garantir nosso bem estar durante o jejum. 🙂

Confira 3 coisas ruins que eu já senti durante o jejum intermitente e um pouco do que me ajudou a melhorar:

1 – Dor de cabeça

dor de cabeça durante o jejum intermitente - bárbara cavalcante

Photo by Asdrubal luna on Unsplash

Uma reclamação recorrente é sentir dor de cabeça durante o jejum intermitente. Ao fazer jejum eu sempre sentia dor num certo horário do dia, depois de um certo tempo sem me alimentar. Isso me incomodava bastante e muitas vezes deixei de completar as horas que me propus a ficar em jejum para forrar o estômago e tomar um remédio.

Acontece que eu não me atentava ao que eu fazia enquanto estava em jejum. Ao ficar um tempo sem comer ficamos mais sensíveis de várias formas, então é importante ficar de olho nas atividades que realizamos durante esse tempo.

  • Usar demais aparelhos eletrônicos (celular, notebooks etc)

Nos dias de jejum eu ficava muito no celular e computador, e essas coisas que normalmente já forçam a minha vista acabavam pesando ainda mais no meu bem estar nos dias em jejum. Passei a ficar menos nos aparelho eletrônicos durante o jejum e minha dor de cabeça diminuiu demais. 😀

  • Estresse e tensões durante o jejum

Ela sumiu totalmente quando entendi que os dias em jejum são dias tipo SPA. É necessário que eu diminua meu ritmo de vida e evite me estressar, pois a tensão que eu normalmente aturo bem em dias comuns pesam muito mais no meu corpo em dias de jejum.

2 – Dor de estômago

dor de estômago durante o jejum intermitente - bárbara cavalcante

Photo by Kinga Cichewicz on Unsplash

No começo da minha jornada com o jejum intermitente meu estômago ardia e doía em vários momentos do dia. Como já tive gastrite fiquei bastante preocupada.

Acontece que muitas vezes durante o jejum eu ficava com vontade de comer ao sentir um cheiro específico, ver fotos de comida nas redes sociais ou mesmo falar sobre. Assim, eu começava a salivar e meu estômago a produzir ácidos para a digestão.

  • Vontade de comer durante o jejum

Esse foi o motivo da minha dor de estômago por muito tempo: Sentir vontade de comer durante o jejum fazia meu corpo se preparar para a digestão e, como eu não comia, os ácidos ficavam ali machucando meu estômago. 🙁

A dica pra isso é fazer o jejum de forma consciente e, se possível, evitar situações em que você pode se sentir “tentado” a comer. Comer você pode e deve, faz parte da vida e é importante comermos bem para nutrir nosso corpo e termos energia para viver bem, mas durante o jejum você deve entender o porquê está sem comer, até quando ficará assim e lembrar que, ao final do jejum, poderá exercitar suas mandíbulas com o que lhe fizer feliz (e bem pro seu corpinho!).

  • Não “forrar” bem o estômago antes do jejum

Outra coisa que pode causar dor de estômago é não ter comido direitinho antes de começar o jejum, mas falaremos sobre isso no próximo tópico.

3 – Cansaço

cansaço e sono durante o jejum intermitente - bárbara cavalcante

Photo by Gregory Pappas on Unsplash

Sobre o cansaço, o que mais pesa é como é sua alimentação fora do jejum e principalmente os últimos dias antes de entrar em jejum. Caso já esteja seguindo uma reeducação alimentar e realmente consumindo comida de verdade há algum tempo antes de começar os protocolos do jejum intermitente, não deixe de procurar um médico e verificar se sua saúde está em dia!

Falei mais sobre essa questão do cansaço durante o jejum, alimentação pré jejum e pós jejum no vídeo abaixo:

É comum sentir de cabeça e fraqueza nos primeiros dias de jejum, mas ajustando alguns detalhes e estando atento às suas escolhas no dia a dia, você poderá fazer o jejum intermitente sentindo muito mais do que ele nos propõe: Saúde e bem estar! 😀

Espero que eu tenha conseguido te ajudar de alguma forma! Qualquer dúvida basta deixar nos comentários.

Veja também:

Até mais! ❤

Faça seu comentário!

 

 

ir ao topo